7
2025
BRASIL – BPC/LOAS- INSS: Operação contra esquemas de fraudes em benefícios é instaurada pela Polícia Federal
Foi deflagrada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (6), a Operação Melhor Idade, Segunda Fase, contra um suposto esquema de fraudes envolvendo benefícios assistenciais (BPC/Loas) pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as investigações, o grupo criminoso usava dados de pessoas idosas, como impressões digitais e fotografias, para criar documentos falsos e solicitar benefícios. A PF calcula que o grupo gerou prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos ao falsificar documentos e abrir contas bancárias para obter pagamentos de forma indevida, além de realizar empréstimos consignados. O grupo fazia a ação com dados de “idosos de aluguel”, de acordo com a PF.
A operação ainda teria evitado o prejuízo de R$ 35 milhões, considerando os valores que seriam pagos caso o esquema não fosse interrompido.
“Considerando a gravidade dos fatos e prejuízo causado, a Justiça Federal decretou diversas medidas cautelares, incluindo mandados de busca e apreensão, cancelamento de CPFs, bloqueio de contas bancárias, suspensão de benefícios irregulares, sequestro de bens e, em alguns casos, prisão”, informou a Polícia Federal.
Informações – Jornal Extra