6
2024
CEARÁ – Barraca usada como guarita do ICMbio, incendiada de forma criminosa, na entrada do Parque Nacional de Jericoacoara.
Segundo informações da gerência do ICMbio, 08 criminosos chegaram em motocicletas, atirando para cima e botando o terror. Dois servidores públicos federais do ICMbio estavam cumprindo expediente e saíram do local pela parte de trás. Eles optaram por não entrar em confronto com o grupo de vândalos que atacou a guarita. Felizmente ninguém saiu ferido. Em poucos segundos, a barraca, feita de madeira e coberta de palha, estava consumida pelas chamas. Durante o incêndio foram ouvidas explosões. No local tinha um fogão, botijão de gás e um frigobar. Não sobrou nada.
O BPTur de Jericoacoara foi acionado e a polícia já se encontra no local, colhendo as primeiras informações deste ato criminoso contra o patrimônio público federal.
Este ato de vandalismo acontece 02 dias após um protesto que começou com um panelaço na praça principal e terminou na Sede do ICMbio, na Vila de Jericoacoara. A Polícia deve abrir investigação para descobrir as motivações deste incêndio criminoso.
A gerente do Parque Nacional, Kelly Cottens, nos informou que lamenta profundamente este ato de violência, ela disse que já havia comunicado o fato a polícia Militar e ao órgão superior Federal(ICMbio). A Polícia Civil e Polícia Federal vão abrir investigação em conjunto, nesta Sexta(06), para encontrar os culpados.
Somos favoráveis as manifestações pacíficas e repudiamos qualquer ato de violência que traga danos ao patrimônio público ou aos servidores que prestam serviço a sociedade.