25
2024
CEARÁ – PACUJÁ: Câmara Municipal realiza nesta sexta, ELEIÇÃO INDIRETA para escolher o “novo prefeito” até 31 de dezembro.
Nesta sexta feira(25), o município de PACUJÁ(CE) realizará a ELEIÇÃO INDIRETA para escolher o novo prefeito da cidade, que governará até 31 de dezembro deste ano. A Eleição indireta que ocorrerá na Câmara Municipal de Pacujá, está previsto para iniciar ás 9hs.
O prefeito afastado Raimundinho Filho, tinha apenas o apoio de 4 dos 9 vereadores da Casa Legislativa, o que seria impossível eleger alguém da sua confiança, porém, aos 49 minutos do 2º tempo, conseguiu o apoio da Vereadora da oposição, Dorinha Lima do Zipu e por conta dessa maioria, deverá eleger Rodrigo Rufino prefeito de Pacujá, com mandato que deve durar até 31 de dezembro de 2024.
Veja o que escreveu o nobre repórter Jota Carlos na sua rede social, Conexão Notícias, sobre a virada na política de Pacujá(CE).
ENTENDA O CASO
Em sessão de julgamento realizada no dia 12 de setembro de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação dos mandatos de prefeito, vice-prefeito e vereadores de Pacujá (CE) por abuso de poder econômico e compra de votos nas Eleições 2020. A ação foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral. Por unanimidade, a Corte negou recursos apresentados contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e confirmou a inelegibilidade dos candidatos envolvidos, por oito anos, além do pagamento de multa.
O TSE determinou ainda a realização de novas eleições municipais, na modalidade indireta. Nesse caso, a escolha do novo prefeito será realizada pela Câmara Municipal, já que os políticos deixarão seus cargos vagos a menos de seis meses do final do mandato. Os novos eleitos comandarão o município até 31 de dezembro.
Fonte: Sobral Agora.