18
2024
CEARÁ – Após cassação dos únicos candidatos, Pacujá tem novos nomes na disputa eleitoral.
Após a cassação dos mandatos do prefeito Raimundo Filho (PSB) e do vice-prefeito Zé Antônio Mão Calejada (União), que foram tornados inelegíveis por oito anos e eram os únicos candidatos à Prefeitura de Pacujá, a disputa pelo cargo agora envolve novos nomes: Pedro Allan (PSB) e João Paulo da Elma (Cidadania).
Pedro Allan concorre pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o apoio de Raimundo Filho. A chapa conta com Milena Melo, do Partido dos Trabalhadores (PT), como vice.
A sucessão também é pleiteada por João Paulo da Elma, do Cidadania, com Lincelia, do União Brasil, como vice. A chapa é apadrinhada por Zé Antônio Mão Calejada.
Embora já estivessem impedidos de concorrer, o prefeito e o vice-prefeito desistiram das candidaturas. Condenados por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições municipais de 2020, foram eleitos juntos naquele ano, mas romperam politicamente e estavam disputando em chapas opostas.
RELEMBRE:
Os políticos foram condenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com as investigações, eles e vereadores ofereciam dinheiro, produtos e serviços em troca de votos. Os condenados chegaram a comprar passagens aéreas para que eleitores retornassem e votassem neles no dia da eleição.
De acordo com a legislação eleitoral, os partidos tiveram que substituir os postulantes para o pleito deste ano. A Corte também determinou que Pacujá realize novas eleições na modalidade indireta. Ou seja, a Câmara Municipal elegerá o novo prefeito e vice-prefeito, que assumirão o mandato até 31 de dezembro deste ano.
Fonte: Jornal Jangadeiro.