set
10
2024

BRASIL – Piloto de helicóptero que caiu em Caruaru já havia sido preso e investigado por tráfico de drogas

O piloto do helicóptero que caiu e pegou fogo em Caruaru, no Agreste, nesta segunda-feira (10), já tinha sido preso em 2023 sob suspeita de atividades ilícitas ligadas ao tráfico internacional de drogas. André Luiz Gomes Ferreira, de 44 anos, também era dono da aeronave modelo R44 II, com matrícula PR-OPS.

O proprietário do helicóptero foi investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação “Além Mar”, deflagrada em 2020. Ele era suspeito de ser um dos  responsáveis pelo transporte aéreo de cocaína vinda do Paraguai para o Brasil. Após chegar no país, a droga era exportada para a Europa através de portos do Nordeste.
André e outros cinco tripulantes foram presos em 2023 no município de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, durante uma operação da Polícia Civil do estado. Naquele dia, o helicóptero estava sobrevoando em uma altura abaixo do permitido e com o transponder desligado, para que não fosse identificado pelo radar de controle de tráfego aéreo, segundo aponta a investigação.
Além disso, a aeronave não estava com a documentação em dia e tinha proibição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voar.
O helicóptero que caiu foi fabricado em 2008 pela Robinson Helicopter e estava registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A propriedade do veículo era dividida entre Marcelo Ricardo Freitas Gonzaga, José Gonzaga Sobrinho e a empresa J.F & Filhos Combustíveis LTDA. Posteriormente, André Luiz adquiriu o helicóptero por conta das investigações da polícia.
O helicóptero que caiu foi fabricado em 2008 pela Robinson Helicopter e estava registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A propriedade do veículo era dividida entre Marcelo Ricardo Freitas Gonzaga, José Gonzaga Sobrinho e a empresa J.F & Filhos Combustíveis LTDA. Posteriormente, André Luiz ad quiriu o helicóptero por conta das investigações da polícia.
A aeronave teve o Certificado de Aeronavegabilidade cancelado por estar com o estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido.
Por meio de nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que “investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Recife (PE), foram acionados, nesta segunda-feira (09/09), para realizar a Coleta de Dados da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-OPS, em Caruaru (PE)”.
Operação Além Mar
A Operação Além Mar foi deflagrada em 18 de agosto de 2023 pela Polícia Federal para investigar um esquema de Tráfico Internacional de Drogas e Lavagem de Dinheiro.
Foram cmpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão (20 prisões preventivas e 30 prisões temporárias) nos estados de  Alagoas, Bahia, Ceará, distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, paraíba, pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte Santa Catarina e São Paulo.
Foi determinado, ainda, pela Justiça Federal o sequestro de sete aviões, cinco helicópteros, 42 caminhões e 35  imóveis urbanos e rurais ligados aos investigados e ao esquema criminoso, além do bloqueio judicial do valor de R$ 100 milhões.
Outras vítimas do acidente
O acidente desta segunda-feira deixou duas pessoas mortas, entre elas Raildo de Oliveira Rodrigues. Ele também estava na aeronave que precisou pousar em Pau dos Ferros por estar com a documentação irregular e voando baixo. Raildo estava acompanhando André Luiz, que foi preso.
Já o sobrevivente do acidente, Henrique da Cunha Santos, que teve 70% do corpo queimado, é um empresário do município de Bonito, no Agreste. Ele está internado em estado grave e intubado. A família dele emitiu uma nota agradecendo as mensagens de apoio que tem recebido.
“A família expressa suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos do piloto André e de Raildo, que tragicamente perderam a vida neste acidente”, diz um trecho da nota.
Fonte: Diário de Pernambuco.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2024
S T Q Q S S D
« ago    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30