18
2024
CEARÁ – Ceará no noticiário nacional: o bom exemplo de uma escola municipal de Pires Ferreira, única, em todo o Brasil, com nota 10 no Ideb nos anos iniciais
Os bons resultados do ensino público do Ceará no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) garantiram importantes premiações e, também, bons destaques na imprensa nacional.
Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição deste domingo (18), destaca as ações realizadas no Município de Pires Ferreira, na Região da Ibiapaba, que abriram caminho para a Escola Alzira Maria de Araújo ficar entre as 21 do país, com nota 10 no Ideb 2023.
ÚNICA COM NOTA 10 NO BRASIL, EM ANOS INICIAIS
Há motivos para a população se orgulhar: o modelo educacional adotado pelo pequeno município levou a cidade de Pires Ferreira a ser a primeira —e única em todo o Brasil, a receber uma nota no 10 no Ideb nos anos iniciais, que vai do 1º até o 5º anos do ensino fundamental. Até então, a maior nota tinha sido 9,9.
A rede municipal de Pires Ferreira, que é formada por 18 escolas – quatro na área urbana e 14 na zona rural, concentra 2.000 estudantes na cidade, sendo 623 em anos iniciais.
Os dados do Ideb mostram que desde 2019 o município não apresenta reprovação e, atualmente, 1/3 dos alunos está em escolas de tempo integral. A meta do Município, em parceria com o Governo do Estado, é ter todos os estudantes, até 2027, em tempo integral.
ESCOLA PERTO DOS PAIS
A diretora da escola, Jorgiana Cassimiro da Silva, afirma que a aproximação da escola com alunos e comunidade é fundamental.
Jorgiana revela o segredo do sucesso na rede municipal de ensino: a receita é que o nosso projeto é sempre pensando na aprendizagem de todos, chegando mais perto daqueles que precisam. Aqui conhecemos todos os alunos e sabemos os problemas deles. Conhecemos as famílias também.
AULAS NAS FÉRIAS
Segundo Jorgiana Cassimiro, crianças e adolescentes do ensino fundamental que estão com dificuldade no aprendizado têm aulas.
Jorgiana ainda deixa um recado a quem hesita na busca do básico, mas essencial para o sucesso: é preciso que a escola não espere apenas as notas das provas para saber o nível dos alunos. “É preciso estar sempre atento, e aqui fazemos isso”, observa a educadora.
Fonte: Ceará Agora