8
2024
BRASIL – Relatório do Mapa do ORCRIM aponta mais de 100 organizações criminosas atuando no país.
Segundo o Relatório do Mapa do ORCRIM, divulgado pela SENAPPEN – Secretaria Nacional de Políticas Penais, estima-se que haja mais de 100 organizações criminosas atuantes no Brasil e quase todas elas estão presente de alguma forma no Sistema Prisional. A partir desse cenário, é fundamental para o combate à violência e criminalidade do país que as agências de inteligência, em especial as penitenciárias, identifiquem, acompanhem e avaliem a atuação desses grupos locais, regionais e nacionais.
AS FACÇÕES…
Na Paraíba, segundo o documento, estão presentes as facções Nova Okaida, Estados Unidos, Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Bonde do Cangaço.
Já no Ceará, existem o CV, o PCC, a GDE, o Terceiro Comando Puro (TCP) e o Tudo Neutro (também conhecido como Massa Carcerária).
EM TEMPO – As organizações criminosas estão espalhadas em todas as cidades do Nordeste e praticamente em todo Brasil, numa guerra sem fim, numa luta por territórios para domínio de vendas dos seus produtos. A guerra é sangrenta.
Fonte: Diário do Nordeste.