7
2024
BRASIL – LASCOU!! PF prepara lista de foragidos do 8/1 na Argentina para pedir extradição ao STF
A Polícia Federal (PF) prepara uma lista com os nomes dos foragidos das investigações sobre os ataques de 8 de Janeiro que estão na Argentina. O objetivo é encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam iniciados processos de extradição.
A PF identificou que há mais de 60 pessoas investigadas pelos ataques golpistas do 8 de Janeiro que estão no país presidido por Javier Milei, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles são considerados foragidos.
Os investigadores têm informações de que alguns deles tentam pedir refúgio ao país vizinho, por isso a intenção é de extradita-los. O processo de extradição se inicia pelo STF e passa pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério de Relações Institucionais.
Os brasileiros que serão alvos dos pedidos de extradição são investigados na operação Lesa Pátria. Os pedidos devem ser embasados com o material colhido pela PF durante as investigações que miram os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Ação da PF já teve 27 fases e investiga os vândalos, incitadores, financiadores e autores intelectuais dos ataques contra os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. Nesta quinta-feira (6), a PF foi às ruas para cumprir 208 mandados de prisão, colocação de tornozeleiras eletrônicas e outras medidas contra foragidos da investigação.
Fonte: O Estado.CE