23
2024
SOBRAL – Prefeitura anuncia a inauguração da Ponte Estaiada de Sobral para o dia 12 de junho.
No próximo dia 12 de junho, após vários anos de atraso, finalmente será inaugurado a primeira ponte estaiada do estado do Ceará. Segundo informações, a nova estrutura, receberá o nome de Desembargador Martônio Vasconcelos. A obra é um marco arquitetônico, conectando as duas margens do Rio Acaraú e proporcionando uma nova dinâmica de mobilidade para os moradores da região.
As obras da primeira ponte estaiada do Ceará, iniciaram no dia 21 agosto de 2020, e tinha prazo de entrega previsto de 360 dias, porém, por motivos sem explicações, a obra teve vários anos de atraso. Dia 30 de março de 2023, quando a Prefeitura já falava em inaugurar a obra, no aniversário de Sobral, um cabo de sustentação da ponte se rompeu, o que colocou em dúvida toda a estrutura do equipamento.
Segundo o Portal da Transparência, a Construtora Plato Ltda é a responsável pela obra orçada inicialmente em R$ 6.937.257,40, oriundos de emendas dos parlamentares, ex-Senador Eunício Oliveira (MDB) e do Deputado Federal Moses Rodrigues (MDB) e participação do Tesouro Municipal. Conforme está registrado, ainda, no Portal, a obra começou dia 21 de agosto de 2020.
Localizada sobre o Rio Acaraú, a ponte terá passarela exclusiva para ciclistas e pedestres medindo 112 metros de cumprimento, 12 hastes, três bases de sustentação e dois pilares centrais, com plano de mobilidade no entorno, e ligará o bairro Dom Expedito ao Centro.
O prefeito Ivo Gomes compartilhou nas redes sociais os primeiros testes de iluminação da ponte, destacando mais um passo importante rumo à conclusão dessa obra monumental. O investimento total na construção da ponte foi de mais de R$ 8 milhões, evidenciando o compromisso da Prefeitura de Sobral em promover o desenvolvimento urbano e melhorar a qualidade de vida da população.
Sobre o homenageado
Nascido em Sobral, o Desembargador Martônio Vasconcelos ingressou na magistratura como juiz substituto da Comarca de Jaguaruana, no ano de 1984. Foi juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e coordenador das Varas da Fazenda Pública e de Execuções Fiscais e Crimes contra a Ordem Tributária. Em 2015, foi nomeado desembargador do TJCE.
*Colaboração: Sobral online
Por Sobral Agora.