18
2024
SOBRAL – Prédio da antiga Casa do Albergado totalmente destruído serve de esconderijo para a bandidagem.
O prédio da Casa do Albergado na cidade de Sobral, que fica localizado na Rua Antônio Rodrigues Magalhães, vizinho as Faculdades Uninta, no bairro Dom Expedito, está totalmente abandonado. O equipamento pertencente a Secretaria de Segurança Pública do Estado não mais funciona e não deram qualquer destino ao prédio, que está totalmente destruído, onde os larápios levaram tudo, portas, portões, pias, telhado e outros objetos.
A Casa de Albergado serviu durante muito tempo para acolher presos com determinação judicial de privação de liberdade provisória, muitos cumprindo penas aplicadas pela Lei Maria da Penha, outros que se recolhiam todos os dias para dormir no Albergue e alguns que passavam os finais de semana privados de liberdade. O Estado não investiu nas melhorias necessária e o prédio ficou totalmente incapaz de realizar o serviço, vindo a ser fechado após alguns problemas graves de segurança, com várias tentativas de homicídios que ocorreram por lá e na última vez, teve como vítima um policial militar, que foi alvejado a bala dentro do Albergue e morreu horas depois na Santa Casa de Sobral.
Nossa reportagem esteve nessa semana visitando o antigo Albergado de Sobral, e o que se viu por lá foi um abandono total e um grande desperdício de dinheiro público. Em 2017 a direção das Faculdades INTA teria feito uma proposta de retirada daquela “muxinga” dali e se propondo a construir um novo ALBERGUE em troca da remoção, dentro dos padrões exigidos pelo Estado em um outro local, mas parece-me que a proposta não foi aceita.
O RISCO
Hoje o prédio destruído está representando um grande perigo para os estudantes e servidores das Faculdades Uninta, bem como aos moradores do bairro Dom Expedito, que corre o risco de assaltos e estupros que pode ser ocasionados pelos bandidos que se escondem nestas ruínas. A situação é muito grave, se faz necessário que seja totalmente destruído o que ainda resta e que dado destino aquele terreno.
Veja algumas fotos feitas nesta sexta feira(17/05) pelo nosso “Repórter Fantasma”, o homem que não dorme no serviço.
Fonte: Sobral Agora
Fotos: Repórter Fantasma.