1
2024
CEARÁ – Ceará supera a meta para a aquisição de vacinas contra a febre aftosa
O Ceará superou a meta para a compra de vacinas contra a febre aftosa. A informação foi passada nesta terça-feira (30) pelo governador Elmano de Freitas (PT). Ao lado do presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro, prefeito de Chorozinho; dos diretores da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e do presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetraece), Raymundo Martins, o chefe do Executivo do Estado apresentou o balanço da campanha durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Elmano lembrou que o prazo para a aquisição das vacinas contra a febre aftosa terminou nesta terça e destacou que aproximadamente 90% do rebanho cearense já está vacinado. O Governador lembrou que esse percentual pode ser maior, tendo em vista que alguns agricultores ainda não fizeram a declaração de vacinação no site da Adagri.
PARTICIPAÇÃO ATIVA
Durante a transmissão, Elmano de Freitas agradeceu os esforços dos diretores e servidores da Adagri, dos prefeitos e prefeitas dos municípios do Estado e dos membros da Fetraece. “A união dos esforços foi fundamental para que atingíssemos a meta antes do prazo final da vacinação, que é 15 de maio”, lembrou o Governador.
O presidente da Aprece, Júnior Castro, ressaltou que todos os gestores e todas as gestoras se empenharam para garantir a vacinação dos rebanhos. Ele acrescentou que em breve não será mais necessário comprar vacinas porque o Ceará estará livre da febre aftosa. Elmo Aguiar, presidente da Adagri lembrou haver muito tempo Elmano vinha se reunindo com os agricultores, pois tinha como objetivo erradicar a doença no Estado.
No início de abril, o governador Elmano de Freitas e os presidentes da Adagri e da Aprece estiveram em Brasília e reuniram-se com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ocasião em que pediram que a campanha de vacinação fosse antecipada. “O ministro nos atendeu e, com isso, nossos rebanhos estão vacinados”, salientou Elmano.
Fonte: OPINIÃO CE.