8
2024
CEARÁ – NOTA 10: Bancada feminina articula voto de repúdio a Ciro por chamar senadora de “assessora para assuntos de cama”.
A bancada feminina do Senado elaborou uma reação formal a declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) contra a senadora Janaína Farias (PT-CE), a quem chamou de “assessora para assuntos de cama”.
O requerimento, que deve ser protocolado ainda nesta segunda-feira 8, propõe um voto de repúdio a Ciro. Senadoras de esquerda, como Teresa Leitão (PT) e Eliziane Gama (PSD), e de direita, a exemplo de Damares Alves (Republicanos), endossam a iniciativa.
O ex-governador do Ceará questionou a competência de Janaína para assumir uma cadeira na Casa Alta durante entrevista um jornal local, na semana passada. O comentário viralizou neste fim de semana e foi alvo de repúdio entre lideranças políticas.
“Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assunto de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disse Ciro.
No requerimento, a bancada feminina afirma que o pedetista usou de “linguagem machista, preconceituosa e violenta” contra a petista.
Fonte: Carta Capital.