jan
10
2024

CEARÁ – Vitor demonstra gesto de grandeza, mostra desapego e abre caminho para aliados ganharem a eleição em Caucaia

O prefeito Vitor Valim tinha condições políticas e eleitorais para chegar ao segundo turno da disputa pela Prefeitura de Caucaia, mas decidiu, em um gesto de grandeza e desapego, renunciar ao direito de concorrer à reeleição.

Ao longo de três anos, Vitor enfrentou contratempos políticos, administrativos e pessoais e sentiu que o cenário era desfavorável para se manter candidato.

Vitor criou, assim, o maior fato político a 9 meses da eleição, deixou atônitos os opositores e abriu caminho para construção de uma candidatura que reúna mais de 10 partidos, o apoio do Ministro da Educação, Camilo Santana, do Governador Elmano de Freitas, do senador Cid Gomes e do presidente Lula.

RENÚNCIA DECIDIDA HÁ UM ANO

A renúncia à reeleição já estava decidida desde o final do ano de 2022, quando viu aliados (Emília Pessoa, Felipe Mota e Deuzinho Filho) trilharem caminhos opostos. Vitor adiou, no final de 2022 e início de 2023, o comunicado sobre a desistência por um segundo mandato após se reunir com o senador Camilo Santana (PT).

Mesmo com as divergências dentro do próprio grupo que o ajudou a conquistar a Prefeitura em 2020, Vitor deu apoio à candidatura de Emília à Assembleia Legislativa, mas ficou contrariado com a decisão de Felipe Mota – então um dos seus principais assessores, decidir, também, se candidatar a deputado estadual.

FALTOU LEALDADE, SOBROU AMBIÇÃO

No grupo de dissidentes, surgiu, ainda, o vice-prefeito Deuzinho Filho, que vendia lealdade a Vitor Valim, mas que, nas eleições de 2022, apoiou à candidatura à reeleição do então presidente Bolsonaro e trabalhou contra às candidaturas de Eunício Oliveira, à Câmara, e de Salmito, à Assembleia Legislativa.

Eunício e Salmito eram os candidatos apoiados por Vitor, que esperava lealdade do seu vice-prefeito. Vitor sentiu, nesse contexto, que faltou lealdade e sobrou ambição de antigos aliados.

PALANQUE VITORIOSO EM 2022

Em Caucaia, Vitor montou, ainda, os palanques de Camilo, ao Senado, de Elmano, ao Governo, e de Lula, à Presidência da República. Ao final da disputa eleitoral, Vitor saiu como grande vitorioso – Eunício, Salmito, Camilo, Elmano e Lula, com os votos de Caucaia, foram eleitos.

O resultado das eleições o credenciou a ser candidato à reeleição, mas Vitor optou pela renúncia, abrindo, assim, caminho para o grupo aliado montar uma ampla base partidária, com uma candidatura que possa liderar e dar sequência ao atual modelo político e administrativo de Caucaia.

Fonte: Ceará Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos