22
2024
BRASIL- Pericia não comprova as acusações FALSAS contra Padre Júlio Lancellotti.
O padre Júlio Lancellotti foi um dos nomes mais comentados nas redes sociais no final de semana que se iniciou no sábado (20.jan.2024). Reportagem da Revista Oeste diz que uma perícia confirmou a realização de uma videochamada íntima entre ele e um menor de idade. O sacerdote nega todas as acusações. O caso foi compartilhado em massa por opositores do padre –geralmente ligados à direita. Durante a repercussão do texto, outras duas perícias viraram assunto nas redes: uma afirmava confirmar a acusação e a outra dizia que as gravações foram adulteradas.
Leia abaixo o que diz cada perícia:
Tirotti Perícias Judiciais e Avaliações quem divulgou – Revista Oeste; quem contratou – vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União Brasil); como disse ter feito – a empresa afirma ter analisado cada quadro das gravações e comparado feições da pessoa mostrada na gravação com as características do padre; conclusão – diz que o material não foi adulterado com inteligência artificial e que o ambiente da gravação é compatível com publicações de Julio em seus perfis oficiais. Afirma que houve interação dele com o menor de idade.
como acessar os resultados – site da Revista Oeste.
Professor Mário Gazziro, da UFABC (Universidade Federal do ABC) quem divulgou – Revista Fórum; quem encomendou – Revista Fórum e jornal O Estado de S.Paulo; como disse ter feito – o docente buscou rebater as conclusões da perícia de Tirotti. Reagiu ao laudo da concorrente e publicou vídeo com suas análises; conclusão – diz que a técnica da Tirotti não é efetiva para identificar montagens com inteligência artificial. Segundo ele, a perícia utilizada pela Revista Oeste não levou em conta a possibilidade de recriação de cenário para incriminar alguém.
Declarou que a empresa ignorou outros objetos no ambiente, como um quadro; como acessar os resultados – site da Revista Fórum. Perito Onias Tavares de Aguiar quem divulgou e contratou – ex-deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, em 2020; como disse ter feito – fez análise das imagens e utilizou como base, principalmente, uma comparação entre as feições do padre e da pessoa que aparece no vídeo; conclusão – diz que o vídeo é do padre Julio Lancelotti mesmo que a compatibilidade das imagens possa estar comprometida por causa da baixa qualidade do material. A avaliação se dá com se dá com base em características como formato do rosto, marcas de expressão e uma cicatriz acima do olho esquerdo. Todos os 3 responsáveis pelos laudos já foram mencionados em outras ocasiões por veículos de imprensa.
A Tirotti Perícias Judiciais e Avaliações foi contratada pela revista Veja em uma reportagem de 2021 sobre cartas escritas na prisão por Adélio Bispo, homem que esfaqueou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seu perfil no Instagram, o perito Reginaldo Tirotti, dono da empresa, publicou fotos que indicam apoio às causas da direita e com críticas ao “comunismo”. O PoderPoder360 tirou print das publicações no sábado (20.jan), mas a página foi retirada do ar pouco tempo depois.
Eis abaixo um exemplo:
Mário Gazziro foi um dos especialistas escutados pelo projeto de verificação de informações Comprova em um texto publicado no portal UOL em 2022. A notícia dizia que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi o responsável por gravar um áudio com ameaça de morte a Antônio Palocci, ex-ministro da Casa Civil. O Perito Onias fez um laudo para o portal G1 em 2017 sobre um caso que envolve o assassinato de uma família por um jovem no Estado de São Paulo.
O Poder360 entrou em contato via e-mail com os peritos mencionados em busca de comentários adicionais ou novos posicionamentos. Não obteve resposta de Onias Tavares de Aguiar e da Tirotti Perícias Judiciais e Avaliações até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
A matéria é bem extensa, lei mais AQUI
Fonte: Poder 360.