27
2023
BRASIL – FEVEREIRO: Vacina contra dengue é incorporada ao SUS pelo Ministério da Saúde
A vacina contra a dengue será disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de de fevereiro de 2024. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde e deverá priorizar inicialmente os grupos e as regiões mais vulneráveis do país.
O Brasil será o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal A previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, devendo ser 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.
Conhecida como Qdenga, a vacina é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos, devendo ser aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Segundo a Anvisa, a vacina também poderá ser aplicada em quem já teve a doença.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, com público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.
Fonte: Portal GCMais