26
2023
BRASIL – DENGUE: Brasil concentra mais da metade dos casos no mundo.
Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou mais de 5 milhões de casos de dengue. Destes, 2,9 milhões foram diagnosticados no Brasil. Ou seja, o país concentra mais da metade dos casos da doença.
Do total de casos constatados no Brasil, 1.474, (0,05%) evoluíram de forma grave, provocando a dengue hemorrágica. O país é o segundo na região com o maior número de casos mais graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos.
O Ministério da Saúde (MS) está em alerta e monitora constantemente o cenário da dengue no Brasil. Neste ano, a pasta repassou R$ 256 milhões aos estados e municípios para o enfrentamento à doença.
“Fatores como a variação climática, o aumento das chuvas, o número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, avaliou a pasta.
A OMS concorda que as mudanças climáticas contribuem para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
VACINA:
O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecido como Qdenga, o imunizante não será disponibilizado em larga escala em um primeiro momento, mas será focado em público e regiões prioritárias.
Fonte: Jornal Jangadeiro