3
2023
CEARÁ – BRIGA BOA: Diante de acusações, líder do PT destaca que sogro de Ciro Gomes integra governo Elmano
O número dois da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) do governo Elmano de Freitas (PT) é Fernando Bezerra, pai de Giselle Bezerra, esposa do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Fato foi destacado pelo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Ceará, De Assis Diniz (PT), durante fala à tribuna da Casa. O vídeo com as falas do deputado têm sido compartilhado por parlamentares ligados a Cid Gomes.
“Perguntamos: se é tão legítimo o que o Ciro diz, o sogro do Ciro compõe o governo do Elmano. O sogro do Ciro está lá dentro de um espaço importante do governo. Ele esteve no governo Camilo, esteve no governo da Izolda e agora está no governo do Elmano. É muito importante perguntarmos a todos, o seu sogro, por que ele está lá?”, indagou o parlamentar.
De Assis Diniz fez longa fala à tribuna sobre o ex-ministro, sugerindo que sua carreira política se encontra nos estertores.
Afirmou até mesmo que Ciro sente inveja de Camilo Santana. “É inveja o que ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro sente pelo Camilo. É inveja. Não tem outra coisa. É uma inveja deplorável”, afirmou.
Segundo o deputado, se Ciro possui provas dos supostos casos de corrupção que existiriam na administração de Elmano, o ambiente mais exato para denunciá-las é no Ministério Público do Ceará (MPCE), na estrutura da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), ou na Polícia Federal (PF). “Deixa de bravata, vai lá e denuncia”, bradou o petista.
Para Ciro, PDT deve fazer oposição ao governo Elmano
Em evento do PSDB, na última segunda-feira, 30, ao lado do prefeito José Sarto (PDT) e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB), Ciro disse que o “pedaço de PDT” que ele integra e lidera “não aceita suborno”.
“Hoje no Estado, que era famoso pela decência com que Tasso e eu procuramos governar, não se realiza uma obra pública sem pagar propina”, afirmou Ciro.
O ex-ministro de Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva é partidário da tese de que o PDT tem de fazer oposição à gestão Elmano. O atual governador do Ceará é parte do grupo político liderado pelo senador Cid Gomes (PDT) e pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Ciro, Cid e rompimentos do PDT desde as eleições de 2022
Ciro e Cid Gomes estão rompidos desde o ano passado. Como pano de fundo, a eleição estadual de 2022 e seus resquícios.
Cid se distanciou das articulações relativas à corrida por acreditar que Izolda Cela, atual secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), deveria ser a candidata, o que preservaria a aliança entre petistas e pedetistas.
Já Ciro acreditou no ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que terminou o pleito vencido por Elmano, em terceiro colocado. RC, entretanto, superava Izolda Cela nos principais números das pesquisas internas encomendadas pelo PDT que antecederam e nortearam a definição.
Fonte: O POVO