19
2023
SOBRAL -Prefeitura de Sobral manda apurar morte de mãe e gêmeas durante parto no Hospital Santa Casa.
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, mandou investigar nesta quinta-feira (19) as circunstância da morte de uma mãe e dois bebês na Santa Casa de Misericórdia, durante o parte. Segundo o documento, o prazo de conclusão dos trabalhos é de 60 dias.
Maria Madalena Marques Veras, de 26 anos, estava em um hospital na cidade de Tianguá e foi transferida para Sobral, onde aguardou dez dias para realizar a cesárea. A jovem de 26 anos, natural de Guaraciaba do Norte, estava grávida de 36 semanas. As duas crianças nasceram sem vida e Madalena faleceu depois. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (16).
O documento assinado pela secretária da saúde, Letícia Reichel dos Santos, determina que no prazo de dois dias, que a Coordenadoria de Atenção Especializada em Saúde e a Coordenadoria de Atenção Primária indique, três profissionais da área da saúde com experiência em obstetrícia e neonatologia integre a comissão para estudar o caso.
Documento ainda pede a relação de profissionais, prontuários e outras informações sobre a morte da mãe e dos dois bebês.
Negligência médica
Segundo a família, Madalena foi vítima de negligência médica. Ela estava em um hospital na cidade de Tianguá e foi transferida para Sobral, onde aguardou dez dias para realizar a cesárea. O pai das crianças acredita que se a cirurgia tivesse acontecido no tempo indicado, a família ainda estaria completa.
Em nota, os hospitais das duas cidades negaram ter havido negligência e disseram ter tomado todas as medidas necessárias para cuidar da saúde da mãe e das bebês.
Fonte: G1.CE