5
2023
CEARÁ -Governador Elmano confirma unidade do IML na Ibiapaba após conversa com Flávio Dino
O governador Elmano de Freitas (PT) confirmou, durante live nesta quarta (4), a instalação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) na Serra da Ibiapaba, no Ceará. Elmano é natural de Baturité, maior município da região. Nesta terça (3), o chefe do Executivo estadual se reuniu com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), em Brasília, para conseguir recursos para projetos ao Estado. Segundo o petista, o projeto vai contar com investimento de R$ 6 milhões. Elmano não detalhou o município onde a unidade do IML será instalada.
Conforme Elmano, o IML da Ibiapaba é uma promessa de campanha que será cumprida. “Durante a campanha, dissemos que faríamos o IML da Serra da Ibiapaba, e ontem o ministro garantiu os recursos necessários”, apontou.
A criação da unidade já é um pedido antigo de moradores da região. Em maio, o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União), enviou requerimento ao secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, para a instalação do IML na Ibiapaba. Na justificativa, o Requerimento de nº 6975/2023, diz que o IML de Sobral se encontrava superlotado, pois cobria também a área da Ibiapaba. De acordo com o Censo de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Serra da Ibiapaba possui uma população total de 364.867, com destaques para os municípios de Tianguá (76.537) e Viçosa do Ceará (61.410).
No Ceará, o IML é incorporado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), criada em 2008. Atualmente, no Estado, existem nove unidades da Pefoce, localizadas em Fortaleza; Sobral (região Norte); Juazeiro do Norte (Sul); Quixeramobim (Sertão Central); Canindé (Sertões); Iguatu (Centro Sul); Tauá (Região do Sertão dos Inhamuns); Russas (Vale do Jaguaribe); e Crateús (Sertões de Crateús). A população da Ibiapaba é atendida pela unidade de Sobral.
UNIDADE PRISIONAL DE REGIME SEMIABERTO
Ainda de acordo com o governador Elmano, a conversa com o ministro Dino não se ateve somente à instalação do IML na Ibiapaba. Houve diálogo para a construção de uma unidade prisional em regime semiaberto, com investimentos esperados de mais de R$ 40 milhões, no Ceará. A localização do equipamento, no entanto, não foi informada. A ideia da unidade vem de uma conversa que tem sido feita com juízes que integram o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque Araújo. A unidade deve ter em torno de 1200 vagas.
Fonte: Jornal OPINIÃO.
(Via Sobral online)