18
2023
SOBRAL – Artista Chico Expedito, faz apelo nas redes sociais: “SALVEM O NOSSO TEATRO SÃO JOÃO…”
O Artista Chico Expedito, ator, diretor teatral, faz apelo em suas redes sociais, para que “SALVEM O TEATRO SÃO JOÃO, principal “palco” das artes cênicas de nossa cidade, que está usando para tudo, menos para servir aos “artistas locais”.
Nessa “continuação de poder em Sobral”, temos visto de tudo. Uma verdadeira destruição de nossa “história cultural, no quesito “artes cênicas”. Aqui só se valoriza o que vem de “fora”. Com o devido respeito aos artistas de outros territórios, mas não precisamos esquecer o temos por aqui. Graças a falta de investimentos nos artistas locais, muita coisa está desaparecendo.
Já acabamos o “carnaval local”, não temos festivais de teatros com artistas locais, e os festivais de quadrilha estão em reta final. E por aí vai…
No futebol, o Guarany de Sobral, o poder público deixou também se acabar. O negócio está só na promessa. Isso não resolve.
Agora é a vez de fechar o Theatro São João?…
O desgaste político dar nisso… Prados e Barretos seguiram esse “roteiro”.
Resta saber quem será o “Salvador da Pátria”…
A postagem do Ator Chico Expedito, expressa também o meu sentimento e de muitos outros amantes da Artes Cênicas.
Vivas in memória à ROGÊNIO MARTINS!!!
O TEATRO – NA HISTÓRIA.
O Teatro São João, o segundo mais antigo do Ceará, construído durante a maior seca do período de 1877 – 1879, por iniciativa de um grupo de jovens – entre eles o escritor Domingos Olímpio – que criou a União Sobralense especialmente para este fim.
Inaugurado em 26 de setembro de 1880 e tombado pelo IPHAN em 30 de novembro de 1983 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi completamente restaurado entre os anos 2000 e 2004.
De estilo arquitetônico neoclássico com palco tipo italiano e platéia em formato de ferradura com balcões, o Theatro São João foi construído acompanhando a tendência européia que foi adotada em vários teatros do Brasil e tornou-se importante referência histórica, cultural e artística do Estado.
LAMENTAMOS O QUE ESTÁ OCORRENDO…
Fonte: Sobral Agora