18
2023
CEARÁ – MORRINHOS: Criança é internada no Ceará após receber na veia remédio que deveria ter sido inalado. Governo Municipal já afastou a profissional que fez o procedimento errado.
Uma criança de um ano e dez meses recebeu uma medicação errada no Hospital Municipal de Morrinhos, no Ceará, na última terça-feira (15). O menino recebeu na veia a aplicação de um remédio que deveria ter sido utilizado por meio de soro e inalado, o que fez o garoto ficar em estado grave.
O caso aconteceu quando Anthony Gabriel Zeferino Ribeiro foi levado pelos pais ao hospital do município com sintomas gripais, como febre, falta de ar e suspeita de pneumonia. Na unidade, passou por consulta e o médico receitou as medicações.
Na hora de receber o medicamento, uma técnica de enfermagem aplicou na veia da criança um remédio que deveria ter sido administrado por meio de soro e inalado. Na mesma hora, o menino desmaiou. Depois disso, sofreu quatro paradas cardíacas, foi reanimado e intubado. De acordo com parentes, ele teve uma hemorragia nos pulmões.
Técnica de enfermagem que aplicou remédio em criança é afastada
A Secretaria de Saúde de Morrinhos disse que foi instaurado um procedimento administrativo para averiguar os fatos e que a técnica de enfermagem foi afastada das funções até que a apuração seja concluída.
O Hospital Regional Norte, para onde a criança foi transferida, informou que a criança deu entrada na unidade em estado grave, mas está em “curva de melhora” respondendo ao tratamento clínico.
VEJA A NOTA EMITIDA PELO GOVERNO MUNICIPAL DE MORRINHOS.
O Governo Municipal de Morrinhos, através da Secretaria de Saúde, informou que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para apuração do caso ocorrido no Hospital Municipal no dia 15 de agosto.
A administração municipal salientou que, conforme resultado da apuração, a Secretaria de Saúde adotará todas as providências cabíveis. “Estamos acompanhando o caso junto ao Hospital que a criança foi referenciada e desde já, colocamo-nos à disposição dos familiares”, conclui a nota.
(*) Informações: Portal GCMais