1
2023
CEARÁ – SEM FUTURO: André Fernandes e Dayany do Capitão foram únicos cearenses contra MP dos ministérios; Veja como votou a bancada cearense.
A aprovação da medida provisória (MP) que muda a estrutura do governo federal foi folgada, 377 votos a 125, mas o governo Lula (PT) precisou negociar, liberar emendas e a articulação do Palácio do Planalto sofreu muitas críticas. Na bancada cearense, quase todos os parlamentares votaram a favor. Houve duas exceções, que representam talvez as duas principais forças de oposição no Ceará.
Os únicos deputados federais contra foram André Fernandes (PL) e Dayany Bittencourt (União Brasil). Ele é o mais popular líder do bolsonarismo no Estado. Ela é casada com o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), principal líder oposicionista cearense, pelo menos até agora.
Os dois são pré-candidatos a prefeito de Fortaleza.
A favor da emenda
André Figueiredo (PDT)
Célio Studart (PSD)
Danilo Forte (União Brasil)
Domingos Neto (PSD)
Enfermeira Ana Paula (PDT)
Eunício Oliveira (MDB)
Fernanda Pessoa (União Brasil)
Idilvan Alencar (PDT)
José Airton Cirilo (PT)
José Guimarães (PT)
Júnior Mano (PL)
Leônidas Cristino (PDT)
Luiz Gastão (PSD)
Luizianne Lins (PT)
Matheus Noronha (PL)
Mauro Filho (PDT)
Moses Rodrigues (União Brasil)
Yury do Paredão (PL)
Contra a emenda
André Fernandes (PL)
Dayany Bittencourt (União Brasil)
Não votaram
AJ Albuquerque (Progressistas)
Jaziel Pereira (PL)
Aprovação
Após uma ameaça de rebelião de deputados do Centrão contra o governo, a Câmara aprovou na noite desta quarta-feira, 31, a Medida Provisória (MP) que define os ministérios da gestão petista. Para assegurar a aprovação do texto na Câmara, apenas na terça-feira, 30, quando a proposta seria votada, R$ 1,7 bilhão foi liberado em emendas parlamentares ao orçamento.
Fonte: O POVO