29
2023
BRASIL – VERGONHA!! Major da PM liderou atos no QG e fugiu do DF após ataques do dia 8
Um major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal liderou o acampamento golpista em frente ao Quartel-General do Exército por mais de 60 dias e acabou fugindo depois dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Cláudio Mendes dos Santos, 49 anos, chegou a comemorar, em mensagem de WhatsApp: “Ainda não ‘tô’ preso”.
O militar usava do título para endossar discursos a favor de uma intervenção. Ele era um dos líderes que mais discursava no palco improvisado montado em um caminhão no QG de Brasília e chegou a levar o filho de 8 anos para o acampamento. Se apresentando como major Cláudio Santa Cruz, se vangloriava por ter sido do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Fontes ouvidas pela reportagem denunciam ainda que ele ganhava dinheiro com os atos bolsonaristas. O Metrópoles flagrou o major da reserva incentivando um golpe de Estado contra o resultado das urnas por diversas vezes.
No dia da posse de Lula (PT), o policial foi figura central de uma discussão entre os próprios apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que reclamaram de mais um pedido de dinheiro feito pelo Cláudio e o chamaram de covarde. “Só quer saber de Pix”, acusou um homem.
Segundo o Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal, o salário líquido do major da reserva, após os descontos, é de R$ 34.105,99. Nas redes sociais, que ele excluiu após os ataques bolsonaristas na Praça dos Três Poderes, o militar ainda informava que era instrutor de tiro.
“Encher a Esplanada”
Dias antes do atentado, ele esteve em um programa de uma rádio comunitária fazendo convocações e pedindo cumplicidade de policiais contra manifestantes. “Quero fazer um apelo aos meus colegas policiais. Eu sou um comandante policial, um major policial, estou na reserva, mas pelo amor de Deus. Polícia Federal, vocês contam com nosso respeito, não se vendam, não deixem alguém fazer vocês rasgarem a Constituição, não pratiquem prisões desleais. Da mesma forma a Polícia Civil”.
OPINIÃO – SOBRAL AGORA
Espero que peguem logo esse rapaz, que usa a “patente” para fazer baderna. Gente assim não merece respeito. Mas, o lamentável é que existe pessoas que acreditam neles e ainda engordam suas contas bancárias, achando que eles estão defendendo o Brasil. UMA VERGANHA.
Reportagem: Metrópoles.