20
2022
MUNDO – Copa do Mundo FIFA de 2026 terá 48 países participantes
Em menos de quatro anos deve começar a próxima Copa do Mundo. Prevista para os meses de junho e julho de 2026, a próxima competição vai acontecer em três países: Estados Unidos, México e Canadá.
As datas de início e fim da Copa do Mundo de 2026 ainda não foram divulgadas. A expectativa é que o calendário de disputa seja ampliado para acolher o novo tamanho da competição, que terá 48 seleções participantes.
No total, 16 cidades receberão jogos da competição. A maioria delas (11) nos Estados Unidos: Seattle, San Francisco, Los Angeles, Dallas, Houston, Kansas City, Philadelphia, Atlanta, Miami, Boston e Nova York. As sedes mexicanas serão em Monterrey, Guadalajara e Cidade do México. Por fim, as canadenses são Vancouver e Toronto.
Equipes participantes
A divisão de vagas por confederações continentais já foi definida:
AFC (Ásia): 8 vagas diretas + 1 para repescagem mundial
CAF (África): 9 vagas diretas + 1 para repescagem mundial
CONCACAF (Américas Central e do Norte, além do Caribe): 6 vagas diretas + 2 para repescagem
CONMEBOL (América do Sul): 6 vagas diretas + 1 repescagem mundial
OFC (Oceania): 1 vaga direta + 1 repescagem mundial
UEFA (Europa): 16 vagas diretas
Ainda não foi anunciado, mas a tendência é de que os três países-sedes do Mundial estejam automaticamente classificados (desta forma, ocupando três das vagas da CONCACAF).
Modelo de disputa
Segundo o ex-técnico francês Arsène Wenger, que lidera o Departamento de Desenvolvimento de Futebol da FIFA, a entidade trabalha com três possibilidades de formato de disputa para o torneio, agora com 48 seleções. A decisão sobre o modelo da próxima Copa do Mundo será tomada ao longo de 2023.
Eliminatórias
Cada confederação continental tem autonomia para definir o modelo de disputa e o período dos seus torneios eliminatórios. Das entidades que já anunciaram o calendário dos seus qualificatórios, a CONMENBOL é quem dará primeiro o pontapé inicial da sua corrida pelas vagas ao Mundial de 2026. As eliminatórias sul-americanas estão previstas para começar em março de 2023.
(Via Portal GCMais).