13
2022
CEARÁ – VITORIOSO!! Determinado, ex-morador de rua maranhense é aprovado na OAB-CE.
Recém aprovado no 34º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sérgio Pereira, 36 anos, natural de Imperatriz, no Maranhão, alcançou o feito com determinação e empenho. Até chegar à posição atual como advogado, ele enfrentou situação de rua e fome, tendo que se alimentar com restos de alimentos que garimpava em lixeiras de Fortaleza. Depois de se ver obrigado a abandonar os estudos, e retornando aos bancos de escola quase 20 anos depois, ele alcançou a realização pessoal que tanto procurava.
Antes de se tornar advogado, Pereira trabalhou em “bicos” diversos, como lavador de carro, entregador e chapeiro de lanchonetes. O maranhense conta que além da vontade de conquistar uma vida digna, o desejo de seguir na área jurídica veio acompanhado de momentos desagradáveis, que não estavam em seus planos. Ele lembra um episódio injusto e de discriminação que sofreu. “Estava em um supermercado quando dois seguranças me abordaram achando que eu estava roubando. Eles me levaram para o banheiro, e, mesmo depois de mostrar a nota fiscal da compra, me intimidaram e me mandaram tirar a roupa”, recorda.
Depois da humilhação e do constrangimento, Pereira decidiu registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia, mas foi surpreendido com a informação de que a polícia não poderia fazer nada pela simples falta de agentes. Foi este principal motivo que o levou a voltar a estudar, aos 30 anos, concluindo o ensino regular em 2018 por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Com o dinheiro que conseguiu economizar trabalhando como entregador, Pereira começou a pagar uma faculdade particular de direito. “Trabalhava dia e noite, em dois empregos. Deixei depois o turno da noite e passei a estudar nesse horário”, lembra.
Continue lendo essa linda história de vencedor, Click AQUI
Fonte: Correio Braziliense.