O governador eleito Elmano de Freitas (PT) cumpriu uma das principais promessas de campanha e terá, a partir de primeiro de janeiro de 2023, metade das vagas no primeiro escalão ocupadas por mulheres. Será a presença feminina mais expressiva da história política do Ceará no secretariado de uma administração estadual.
Da promessa ao fato concreto, Elmano, ao garantir maior presença feminina em cargos estratégicos da nova gestão do Estado, sinaliza com um gesto concreto de valorização das mulheres que representam a maioria entre os eleitores cearenses.
Os nomes anunciados pelo Governador Elmano têm um forte perfil técnico, mas atende, também, aos entendimentos com os partidos aliados.
Das 30 vagas no primeiro escalão, 15 serão ocupadas por mulheres, jovens ou experientes, que construíram história em suas áreas de atuação e, também, pela projeção repentina que tiveram na atividade política e partidária.
A ala feminina do Governo Elmano terá a jovialidade da vice-governadora Jade Romero que ocupará a Secretaria do Esporte à experiência da ex-chefe do Ministério Público Estadual, Socorro França, que volta à Secretaria de Direitos Humanos.
Duas áreas estratégicas – saúde e educação, estarão em mãos técnicas: a Saúde fica com Tânia Maria Coelho, que conhece bem a estrutura da Secretaria, enquanto Eliana Estrela permanecerá na Educação. A ex-primeira dama do Estado, Onélia Santana, continuará na Secretaria de Proteção Social, enquanto Roseane Medeiros, sai de uma das secretarias executivas do Desenvolvimento Econômico para comandar a pasta das Relações Internacionais. Veja os nomes das mulheres que estarão no Secretariado de Elmano.
MULHERES NO GOVERNO ELMANO (2023-2027)
SECRETARIA TITULAR
Educação -Eliana Monteiro
Saúde Tânia -Maria Coelho
Planejamento- Sandra Machado
Proteção Social -Onélia Santana
Direitos Humanos -Socorro França
Meio Ambiente -Vilma Freire
Cidadania e Diversidade -Mitchelle Meira
Relações Internacionais -Roseane Medeiros
Ciência, Tecnologia e Educação Superior -Sandra Monteiro
Igualdade Racial -Zelma Madeira
Mulheres- Jade Romero
Povos Indígenas- Juliana Alves
Turismo- Yrwana Albuquerque
Juventude- Adelita Monteiro
Cultura- Luís Cela