nov
16
2022

BRASIL – ALERTA: Em dois anos, ascensão do Pix facilita a vida de golpistas

A facilidade para transferir dinheiro e realizar pagamentos em poucos minutos garantiu a presença do Pix na vida de quase dois terços da população brasileira. Apesar dos inúmeros benefícios trazidos pela ferramenta nos últimos dois anos, o serviço também abriu espaço para a atuação de golpistas com o auxílio do sistema instantâneo de pagamentos e transferências.

Somente no primeiro semestre, o BC (Banco Central) registrou 739.145 indícios de crimes com o uso do Pix, contra 25.330 no mesmo período de 2021. Apesar do crescimento, especialistas destacam que o sistema é seguro e alertam para a necessidade de cuidados por parte dos usuários.

“Por mais que as fraudes estejam altas, os benefícios trazidos à população, com a inclusão financeira e digitalização da moeda, são benefícios inquestionáveis”, avalia Giancarllo Melito, advogado e sócio do escritório Barcellos Tucunduva.

Entre os principais golpes atrelados ao Pix aparecem o recebimento de links fraudulentos por email e SMS que, ao serem acionados, resultam no roubo de informações do usuário. Há ainda os golpes do “perfil falso”, o “troquei de número” e o “bug do Pix”, que não envolve a clonagem da conta do WhatsApp, mas induz a pessoa a acreditar em um suposto erro do sistema para aplicar a fraude.

O especialista em direito empresarial Marcelo Godke destaca que as fraudes que envolvem a ferramenta já eram previstas mesmo antes do lançamento do sistema. “O Pix não tem os mesmos instrumentos para prevenir fraudes verificados no cartão de crédito. Existe um facilitador do trânsito de dinheiro, mas a tecnologia antifraude ainda não atingiu o mesmo nível”, explica.

Melito reforça que, apesar dos golpes, o Pix também inibiu crimes antes realizados com ampla violência. “Poucos abordam o fato de que inúmeros roubos de pequenos comércios e ambulantes deixaram de ocorrer pelo fato de eles não portarem mais grande quantidade de recursos físicos”, afirma ele.

Próximos passos

Marcelo Martins, diretor da ABFintechs e presidente da startup Iniciador, afirma que o próximo passo para o aperfeiçoamento do sistema passa pela segurança do serviço. “É importante que tenhamos mais segurança com o Pix, o que será possível com a evolução dos sistemas de combate à fraude e melhoria do mecanismo especial de devolução”, avalia.

A preocupação é também presente nas discussões do Banco Central, que deve anunciar em breve mudanças no funcionamento do Pix para fortalecer a segurança do sistema contra fraudes e vazamento de dados.

Fonte: R7

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

novembro 2022
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930