18
2022
CEARÁ – ALERTA: Sobe para 23 o número de casos de varíola dos macacos no Ceará; No Brasil, já mais de 3 mil casos confirmados.
Subiu para 23 o número de casos confirmados de varíola dos macacos no Ceará, de acordo o mais recente boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta quarta-feira (17).
Ainda conforme a Sesa, Fortaleza soma 20 casos. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou, também nesta quarta, que a Capital possui 19 pacientes com a doença. Desse modo, novos balanços ainda podem sair nos próximos dias.
Dos casos de Fortaleza, oito são autóctones, ou seja, de transmissão local, configurando indicativo da transmissão comunitária do vírus no município
Além da Capital, há registro de pacientes que tiveram confirmação para a doença nos municípios de Russas, Jijoca de Jericoacoara e Sobral. Todos são do sexo masculino, com idades entre 18 e 43 anos.
BRASIL
Com 3.184 casos, o Brasil é a quarta nação que mais registrou contágios em todo o planeta, atrás de Estados Unidos(12.689), Espanha(3.213) e Alemanha(5.938) respectivamente. O país também foi o primeiro a registrar uma morte pelo monkeypox fora do continente africano.
Até agora, foram realizados cerca de 8,8 mil exames nos oito laboratórios de referência localizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Amazonas, Pará e dois no Rio de Janeiro. O número de exames diários varia de acordo com as notificações e a chegada das amostras aos laboratórios.
A líder técnica para o enfrentamento da varíola dos macacos na Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (17) que o Brasil tem “tendência de preocupação” com relação à doença. Na ocasião, Rosamund Lewis falava em entrevista coletiva.
“Dos países que têm tendência de preocupação, o Brasil é um deles. É importante que todas as intervenções de saúde disponíveis sejam executadas e que os indivíduos recebam as informações para se proteger”, ressaltou a técnica da OMS.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os laboratórios centrais de saúde pública do país estarão aptos a fazer o teste do tipo RT-PCR para varíola dos macacos até o fim deste mês.
Com informações: DN/Site da Cultura Uol.