4
2022
CEARÁ – PERDEU!! Justiça Eleitoral mantém questionário de pesquisa sem Cid apoiando RC
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) negou pedido liminar do diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT) para fins de impedir pesquisa eleitoral com questionário que traz Ciro Gomes como apoiador do candidato ao governo Roberto Cláudio.
A pesquisa é da Real Time Big Data e Rede Record de Televisão, registrada no no Tribunal Superior Eleitoral – TSE.
Na petição, o PDT cearense havia requerido a retirada do questionário nº4 da pesquisa eleitoral o, se a mantiver, que traga o nome de Cid Gomes como apoiador de RC. O pedido acabou gerando polêmica política ao ser criticada por Ivo Gomes. O prefeito de Sobral declarou que o PDT quer enganar os entrevistados com a ação.
Na decisão publicada no início da noite da noite de quarta-feira, 3, o juiz auxiliar Antônio Edilberto Oliveira Lima enfatiza que “o foco da pesquisa se dirige ao conhecimento da intenção de voto dos eleitores ao cargo de Governador do Estado do Ceará, não havendo vinculação de “chapas” aos prováveis candidatos à Presidência da República”.
Conclui o julgador em sua decisão, “em verdade, a pergunta revela-se clara, criando uma hipótese meramente conjectural sobre a preferência de voto em uma candidatura apoiada por outra pessoa: “se a eleição para GOVERNADOR fosse hoje, os nomes fossem estes, e o sr. (a) tivesse as seguintes informações, em quem o (a) sr. (a) votaria para Governador do Ceará?”. Portanto, não há que se falar em “veracidade da informação” ou, ainda, que “o objeto da pesquisa registrada foi extrapolado”, tendo em vista o nítido caráter hipotético do questionamento”. Ao fim, o magistrado eleitoral negou a liminar pleiteada pelo Diretório Estadual do Partido Democrático Trabalhista – PDT/CE, no tocante ao pedido de suspensão da aplicação ou divulgação do quesito P04 da pesquisa.
O movimento do PDT pedindo que Cid Gomes aparecesse na pesquisa apoiando RC gerou uma dura e polêmica reação de Ivo Gomes a partir de notícia publicada em primeira mão pelo Focus.
Decisão TRECE liminar PDT negada – pesquisa eleitoral
Fonte: Focus.jor.br