26
2022
BRASIL – Em sabatina no JN, Lula defende união para resgatar o País, enaltece papel de Alckmin e diz que se combate corrupção com independência dos órgãos de fiscalização
O ex-presidente Lula (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República, defendeu em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, que é necessária a união dos partidos para buscar a reconstrução do País. “É preciso lutar contra esse facismo que foi implantado pelo atual governo”, disse. Ele enalteceu o papel do vice Geraldo Alckmin, hoje no PSB. “Fomos adversários políticos, mas hoje com a experiência que ele teve como governador de São Paulo, vamos fazer o Brasil voltar a crescer e se desenvolver”.
Questionado sobre a Lava Jato e os casos de corrupção na Petrobras, Lula afirmou que só surge corrupção em governo que permite a investigação. Ele ressaltou que, quando foi presidente, sempre garantiu investimento e independência para os órgãos fiscalizadores como Ministério Público e Polícia Federal. Lula ainda chamou de “escárnio” o escândalo do Orçamento Secreto no Governo Bolsonaro, que é o mecanismo no qual parlamentares no Congresso Nacional conseguem indicar verbas para obras sem a necessidade de detalhar que é o autor da destinação. “Bolsonaro não manda mais hoje no orçamento”, ressaltou.
Para completar, Lula ainda fez críticas a sigilos de 100 anos decretados por Bolsonaro em casos de denúncias contra o Governo Federal e a ação do procurador-geral da República, Augusto Aras, chamado por ele de “engavetador”, porque não abre qualquer tipo de investigação contra atos do atual presidente da República.
Por Jornalista Rogério Gomes/Blog.