28
2022
CEARÁ – ELEIÇÕES 2022: Pré-candidato a presidência pelo UP visita o Ceará e partido lança candidato ao governo do Estado.
O pré-candidato à presidência da República, Leonardo Péricles (Unidade Popular), defendeu, nesta segunda-feira (27), a realização de plebiscitos e referendos para administrar o País. O presidenciável cumpre agenda no Ceará nesta semana para promover a pré-candidatura.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, momentos antes de um evento na Universidade Federal do Ceará, Leonardo argumentou que a agenda do partido tem como foco a distribuição de renda para a população mais vulnerável economicamente — onde se concentra a maioria dos brasileiros.
Ele defendeu a suspensão do pagamento da dívida pública e uma auditoria nas contas com o objetivo de garantir dinheiro para investimentos na área social. Segundo ele, 1% da população hoje governa para todo o País.
“Se a urna eletrônica é tão rápida para tomar decisão, então não precisa ser usada só de dois em dois anos para as pessoas votarem. Ela pode ser usada, por exemplo, para convocar plebiscitos e referendos revogatórios”, defendeu.
Como alvo de um possível revogatório, caso vença as eleições, o pré-candidato citou a reforma trabalhista aprovada no governo do então presidente Michel Temer (MDB).
“Nós consideramos que é necessário convocar o povo brasileiro para governar o nosso País, coisa que nunca aconteceu na nossa história recente”, disse.
DISPUTA AO GOVERNO DO CEARÁ.
No último sábado(26), o bancário Serley Leal, 40, foi escolhido como pré-candidato ao Governo do Ceará pelo partido Unidade Popular. Ele é um dos fundadores da sigla e tem um histórico de militância social. No Estado, Leal deve montar palanque para Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência da República pela legenda.
“Reafirmamos que nosso objetivo principal é impedir o fortalecimento do fascismo no Ceará, combatendo-o com todas as nossas energias. Além disso, vamos apresentar propostas de transformações reais na vida do nosso povo, por meio de um programa popular para o Ceará”, declarou o pré-candidato.
Segundo a UP, a chapa fará críticas à atual gestão do governador Camilo Santana (PT), mas ressaltará avanços conquistados pelo Estado.
AGENDA
O presidente nacional da UP cumpre agenda segunda e terça no Ceará. No primeiro dia, Leonardo esteve em Caucaia e Fortaleza, realizando visitas e promovendo debates sobre o programa de governo.
Nesta terça (27) o pré-candidato visita os municípios de Juazeiro do
Norte, Crato e Barbalha para participar de panfletagem e plenárias na região do Cariri.
A pré-candidatura presidencial da legenda foi oficializada em novembro do ano passado.
UP
Será a primeira vez que a Unidade Popular (UP) terá candidatura presidencial. O partido ganhou o registro em 2019, após a coleta de 1,2 milhão de assinaturas.
A legenda não estipula metas de cadeiras para o legislativo. A prioridade no momento é lançar candidaturas e debater propostas de desenvolvimento.
FONTE: Diário do Nordeste.