17
2022
CEARÁ – Portaria do piso do magistério, com reajuste de 33,24%, é aceita por 51 Municípios do Ceará
A portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que reajusta o piso do magistério em 33,24%, já é realidade para os professores de 51 Municípios do Ceará. Os gestores dessas cidades, segundo a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), anunciaram o envio de projetos de lei às Câmaras de Vereadores com as regras para o aumento do piso salarial que tem vigência a partir do dia primeiro de janeiro de 2022. O novo valor é de R$ 3.845,63.
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) fazem restrições à portaria do piso do magistério por considerá-la inconstitucional. As duas entidades emitiram notas sobre o que consideram ilegalidade, mas, mesmo assim, os prefeitos de dezenas de cidades brasileiras decidiram seguir as novas regras do piso salarial para os professores.
O reajuste tem por base o índice de correção dos recursos do Fundeb e ficou oficializado na portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro. A medida representou um balde d’ água fria na movimentação deflagrada pela FNP e CNM que alegavam inexistência de recursos para os Municípios bancarem a nova conta salarial dos profissionais da educação.
Além das 51 cidades do Ceará que já confirmaram o reajuste de 33,24%, outras cinco – Maracanaú, Maranguape, Iguatu, Itapipoca e Morada Nova, anunciaram a correção do piso salarial com percentuais que variam entre 6,74% (Morada Nova) e Maranguape (29,68%), passando por outros índices que ficam abaixo dos 33,24%, como é o caso de Itapipoca (25%), Iguatu (10,18%,) e Maracanaú (14,5%)
Lista de Municípios do Ceará, atualizada até a noite dessa quarta-feira, que anunciaram reajuste do piso em 33,24%
- Acarape
- Acaraú
- Antonina do Norte
- Apuiarés
- Aquiraz
- Aracati
- Assaré
- Aurora
- Barbalha
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Capistrano
- Caririaçu (33,25%)
- Carnaubal
- Catunda
- Caucaia
- Cedro
- Choro
- Crato
- Cruz
- Fortaleza
- Fortim
- General Sampaio
- Hidrolândia
- Horizonte (33,33%)
- Itaitinga
- Jardim
- Jati
- Jijoca de Jericoacoara
- Juazeiro do Norte
- Limoeiro do Norte
- Madalena
- Marco
- Mauriti
- Milagres
- Milhã
- Missão Velha
- Nova Olinda
- Nova Russas
- Pacujá
- Paraipaba
- Porteiras
- Potengi
- Salitre
- Santa Quitéria
- Santana do Cariri
- Senador Sá
- Tauá
- Uruburetama
- Varjota
- Várzea Alegre
(*) Fetamce