3
2021
BRASIL – Política: Datena vai trocar PSL por PSD de Kassab; apresentador pode disputar Senado
O apresentador televiso José Luiz Datena vai migrar do PSL para o PSD, partido liderado por Gilberto Kassab. A ideia inicial apresentada ao jornalista por Luciano Bivar, presidente do PSL, era de candidatura presidencial, mas a união entre PSL e DEM, que resultará no União Brasil, fez com que as conversas retornassem ao estágio inicial. A informação é da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
O PSD deu boas-vindas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, alegando crer que ele possa furar a polarização estabelecida entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta ordem segundo pesquisas de intenção de voto.
Datena aguarda a divulgação de mais levantamentos para decidir se disputará a eleição e a que cargo. O Senado é uma possibilidade considerada pelo apresentador, já buscado para conversas por Ciro Gomes, o pré-candidato do PDT ao Planalto que prospecta nomes para a sua vice.
Em 21 de outubro, no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos (SP), o pedetista afirmou que em São Paulo os trabalhistas tentam firmar um amplo acordo com Geraldo Alckmin (PSDB, de saída para o PSD), Márcio França (PSB) Gilberto Kassab (PSD) e o próprio Datena.
Em entrevista ao programa Melhor da Tarde, já no estúdio do Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, Datena afirmou que não gostou da fusão entre o PSL e o DEM, embora tenha dito respeitar Luciano Bivar (PSL) e ACM Neto (DEM), futuros dirigentes do União Brasil.
Segundo afirmou, o mais provável é tentar a cadeira de senador por São Paulo. A vice na chapa de Ciro Gomes, porém, é uma possibilidade colocada em discussão.
“Eu gostaria muito de servir o Brasil como presidente ou como vice do Ciro, também de quem gosto muito”, disse o jornalista com quem o ex-governador do Ceará jantou no início de outubro para falar sobre o ano seguinte.
O PSD é o sétimo partido da trajetória de Datena. Ainda que nunca tenha disputado eleições, passou por PT (1992-2015), PP (2015-2017), PRP (2017-2018), DEM (2018-2020), MDB (2020-2021) e PSL (2021).