18
2021
SOBRAL – Presidente Paulão barra “agiota” de cobrar endividados dentro do prédio da Câmara Municipal.
A notícia se espalhou rápido pela cidade.
Um “agiota” teria sido barrado ao tentar fazer “cobranças” ao seus clientes dentro do prédio da Câmara Municipal de Sobral. A ordem para barrar o “agiota” partiu do presidente da Casa Legislativa, Vereador Paulão(PDT).
Infelizmente, esse “agiota” que preservaremos o nome, não é o único a fazer comercio dentro daquela instituição pública. Porém, vale ressaltar que também é proibido por LEI, funcionários públicos fazer qualquer ato de comercialização dentro de órgãos públicos.
O Estatuto do Servidor Público, Lei Federal Nº 8.112/90, estabelece que é proibido o comércio de qualquer mercadoria nas dependências de instituições públicas por parte dos servidores. O que acontece na Câmara Municipal não é único em Sobral e muito menos no Brasil. Veja o caso da servidora Shirley Góes, que admitiu ter vendido bilhetes de uma rifa que sortearia um período num motel dentro da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Vale ressaltar, no entanto, nesse caso específico, a gravidade da situação seu deu pelo teor do negócio e levando em conta o fato de ela utilizar uma linha telefônica da instituição para vender sua rifa.
No caso da Câmara Municipal, o “agiota” não é funcionário, apenas “emprestava” dinheiro á alguns servidores que trabalham dentro daquela casa legislativa. O que foi proibido, foi do “agiota” entrar para cobrar os endividados dentro do prédio publico. Além desse “agiota” conheço outros que transitam também por ali.
Parabéns ao nobre presidente Paulão.
Fonte: Sobral Agora.