fev
17
2021

CEARÁ – Ceará já registrou mais de 400 homicídios no ano de 2021

O ano de 2021 começou com aumento de 15,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em janeiro, no Ceará, na comparação com igual período de 2020. Com os homicídios registrados em fevereiro, já são mais de 400 mortes violentas no Estado. A guerra entre facções criminosas deixou mais três mortos, dois feridos e um desaparecido, em uma tentativa de chacina, no Vila do Mar, no bairro da Barra do Ceará, em Fortaleza, na noite da última segunda-feira (15).

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o mês de janeiro do ano corrente teve 306 homicídios, enquanto em janeiro do ano passado foram 265 casos. Neste mês de fevereiro, a Pasta registrou mais 112 crimes (número ainda não consolidado), até o último dia 13.

No total, são ao menos 418 mortes no Ceará em 2021, o que representa uma média diária superior a 9 homicídios (9,5, para ser exato). Contudo, o ano de 2020 terminou com 4.039 CVLIs, o que significou uma média diária de 11 registros.

[Atualização – 8h25, 17/02/2021] Sobre o aumento das mortes em janeiro, a SSPDS se posicionou após a publicação da matéria. Segundo a Pasta, “o trabalho diário realizado pelas Polícias Civil e Militar do Ceará tem impactado na redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no Estado. Os últimos três meses apresentaram queda nos índices. Em novembro de 2020, foram contabilizadas 342 mortes. Já em dezembro esse número reduziu para 319 e, em janeiro deste ano, chegou a 306 mortes. O foco na integração entre as áreas de inteligência e operacional fortalece novo direcionamento nas ações para o combate aos crimes no Estado. Como resultado das estratégias, este mês de fevereiro já é possível verificar uma tendência de redução de CVLIs em comparação ao mesmo mês de 2020”.

Somam-se a essa lista de vítimas da violência, no ano atual, três jovens – dois do sexo masculino e uma do sexo feminino – ainda não identificados, que foram espancados e mortos a tiros, no Vila do Mar. Um vídeo da ocorrência mostra várias pessoas participando do ataque criminoso.

Outras duas pessoas do sexo feminino – uma mulher de 24 anos e uma adolescente de 16 anos – também ficaram feridas, foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao Instituto Doutor José Frota (IJF) sem risco de morte.

Um sexto integrante do grupo atacado segue desaparecido. Após receber informações de que pelo menos um corpo estaria enterrado na praia, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (PMCE) realizaram buscas, com o auxílio de cães farejadores, durante a tarde de ontem – próximo aonde os outros três corpos foram localizados – mas nada foi encontrado. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará (PCCE).

Buscas

“Estamos aqui desde o ocorrido, nas buscas. Encontramos os corpos ontem à noite (segunda-feira), hoje pela manhã encontramos o corpo de mais uma vítima. Estamos aqui colhendo informações de um desaparecido. Tivemos acesso via Ciops que pessoas da comunidade informaram que teriam três corpos enterrados nesse perímetro da praia. Mas trabalhamos com a hipótese de um ou dois corpos”, revelou o sargento Marley, do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ontem à tarde. Um suspeito de participar da tentativa de chacina foi preso, ainda na manhã de ontem.

A reportagem apurou que Antônio Mariano Neto, 25, seria motorista de aplicativo e teria levado o grupo de seis pessoas do bairro Papicu para o Vila do Mar, ocasião em que teria passado essa informação para integrantes de uma facção criminosa rival. Antônio Mariano é suspeito de homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha e porte ilegal de arma de fogo.

Ele havia sido preso em flagrante em 9 de maio do ano passado, também na região da Barra do Ceará, na posse de um revólver calibre 38. Mas foi solto em plantão da Justiça Estadual (em substituição à audiência de custódia), no dia seguinte, com a aplicação de medidas cautelares, como o uso da tornozeleira eletrônica.

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos