5
2021
BRASIL – #AdiaEnem: com medo da Covid-19, estudantes e entidades pedem que prova seja adiada.
No mês de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes e entidades educacionais clamam nas redes sociais pelo adiamento da prova. Pelo Twitter, principalmente, a hashtag #AdiaEnem ficou entre os assuntos mais comentados na noite de segunda-feira, 4, e na manhã desta terça-feira, 5. A prova já foi adiada anteriormente em maio do ano passado.
O motivo principal para o adiamento da prova seria o aumento do número de casos da Covid-19 e a desigualdade de acesso à internet – pela primeira vez, o Enem terá a opção digital, sendo realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) publicaram em suas redes sociais manifestos contra a prova, há 13 dias de sua aplicação. “Chegamos em 2021 com os casos de Covid-19 crescendo, assim como as restrições nos estados têm aumentado. A insegurança e desespero entre os estudantes também aumentam porque é do nosso futuro e dos sonhos das nossas famílias que estamos falando!”, informou a entidade em post no Facebook.
Enem no Ceará.
Ao todo, 322.594 cearenses estão inscritos no Enem de 2020, que ocorrerá em janeiro de 2021 após adiamento em virtude da pandemia de coronavírus. Outros 3.112 candidatos prestarão o exame na primeira realização da prova em formato virtual, prevista para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
( Com O POVO)