19
2020
SOBRAL – Eleições 2020: Veja a nova cara feminina da Câmara Municipal de Sobral
A nova composição feminina do Legislativo sobralense 2021 terá caras novas.
Desta vez a Câmara Municipal terá três Vereadoras eleitas diretamente pelo voto popular. No quesito tradição, a Vereadora Fransquinha do Povo(MDB) manteve-se em primeiro lugar entre as mulheres com 2.637 votos.
Entre as eleitas, tivemos ainda, Micheline Ibiapina(MDB) que teve 2.345 votos e substitui seu esposo, o atual Vereador Zezão Ibiapina(MDB).
A outra parlamentar eleita é Sandra Arcanjo(PDT) com 2.107 votos, ela substitui o Vereador e atual Secretaria de Serviços de Limpeza da Prefeitura de Sobral, Paulo Vasconcelos(PDT).
Até dezembro…
Na atual legislatura, a Câmara Municipal tem três mulheres no parlamento, sendo que apenas a Fransquinha do Povo foi eleita, as outras duas, Socorro Brasileiro(PDT) e Alessandra Pontes(PDT) estavam na suplência e assumiram a vaga. As duas não conseguiram se reelegerem.
A nossa Casa Legislativa tem 21 vagas, portanto, cabia mais mulheres, mas infelizmente, os homens continuam sendo maioria na política sobralense, o que não é diferente da política nacional, embora as mulheres seja a maioria do nosso eleitorado. Segundo dados do TSE, as mulheres, representam 52,49% do total, somando 77.649.569. Os homens somam 70.228.457 eleitores, sendo 47,48% do total.
Fonte: Sobral Agora.