24
2020
BRASIL – Eleições 2020: Prefeitos de 3,4 mil cidades devem ter apoio da maioria da Câmara Municipal.
Levantamento considera os partidos da coligação dos prefeitos eleitos no 1º turno destas eleições e também os partidos dos vereadores eleitos. Prefeito é o chefe do Executivo municipal e precisa de apoio no Legislativo para governar. Em 132 municípios, todos os partidos da Câmara Municipal fizeram parte da coligação do prefeito eleito.
Um levantamento feito pelo G1 com dados do 1º turno destas eleições mostra que os prefeitos eleitos para governar 3.424 municípios já devem começar o mandato com o apoio de mais da metade da Câmara Municipal. Em 1.984 cidades, os prefeitos ainda precisam ampliar o apoio do Legislativo municipal para conquistar ao menos a maioria da Casa.
Para a análise, o G1 levou em conta os partidos da coligação do prefeito e também dos vereadores eleitos. Os dados são do primeiro turno destas eleições e não consideram candidaturas “sub judice” (que aguardam julgamento) e também as disputas do segundo turno (que ocorrem em 57 municípios neste domingo).
Em média, os prefeitos eleitos no primeiro turno já começam o mandato com apoio de 56% dos vereadores da Câmara Municipal. A construção de uma base de apoio é importante para a gestão do prefeito, já que o Executivo depende do Legislativo para discutir e aprovar o Orçamento do município, projetos de lei, o Plano Diretor, entre outros.
DO SOBRAL AGORA
Em Sobral, o prefeito reeleito, Ivo Gomes(PDT) terá uma base aliada formada por 14 vereadores eleitos, sendo 8 do PDT, 4 do PSB, 1 PSL e 1 PT.
O partido de oposição MDB elegeu apenas 7 vereadores.
Fonte: G1