23
2020
SOBRAL – NOTA 10: Pacientes com Covid-19 se comunicam com familiares por meio de ligações na Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
“Eu senti a felicidade dela em poder falar comigo por telefone”, relata José Reginaldo Gaspar, 44, internado na Enfermaria Covid da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) há mais de uma semana. O Ipuense é um dos pacientes que diariamente realizam ligações para seus familiares. Além de ser uma maneira que a instituição encontrou para repassar informações sobre o estado de saúde à família, a aproximação, mesmo à distância, fortalece o tratamento.
Com a suspensão da presença de acompanhantes no hospital devido à pandemia de Covid-19, o Serviço Social da instituição logo sentiu a necessidade de encontrar meios eficientes de comunicação para o repasse dos boletins médicos à família. Foi devido às ligações que Francieldo Trajano, 20, cheio de alegria, pôde avisar o irmão Fernando, que acabara de receber alta: “Só alegria”, enfatizou o rapaz.
“É uma iniciativa simples, mas que faz a diferença. Os pacientes acometidos com essa doença passam por um tratamento difícil, e sabemos que não poder estar ao lado de pelo menos um familiar traz um sentimento de tristeza. Assim, os assistentes sociais, em parceria com toda a equipe multiprofissional da enfermaria Covid, fazem o possível para que momentos de comunicação com a família sejam os mais animadores possíveis, e assim possam amenizar a saudade e ajudar na recuperação”, explica Meyrianne Nogueira, coordenadora do Serviço Social da Santa Casa.
—