jan
19
2020

SOBRAL – Sucateamento leva Universidade Estadual Vale do Acaraú a declarar “estado de greve”.

Agora é oficial. As três universidades estaduais do Ceará estão em estado de greve. A última instituição a aderir foi a UVA, decisão tomada durante assembleia de docentes realizada na última quinta-feira(16). Na ocasião, membros do SindiUVA e do Diretório Central dos Estudantes da UVA – DCE explicaram os motivos que levaram à decisão e a diferença entre greve e estado de greve.
“Diferente da greve, que é um direito previsto no art. 9º. da Constituição Federal de 1988, regulamentado pela lei federal nº. 7.783/1989, o estado de greve é um momento de mobilização, construção de atividades em defesa de nossas universidades estaduais, dos serviços públicos e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. É um canal de alerta para que o governo abra um canal de diálogo com as entidades para que seja evitada a situação de greve”, explica o vice-presidente do SindiUVA, Joannes Paulus Silva Forte.
Componentes do Fórum das Três, as universidades estaduais decidiram pelo estado de greve motivadas pelo descaso do governo do estado em relação às universidades, desrespeitando inclusive a constituição do Ceará, segundo a qual 5% dos recursos da educação devem ser destinados às universidades estaduais (artigo 216), sendo que nos últimos anos os repasses chegaram, em média, a apenas 2,31%, e dos 2% da receita corrente líquida que deveriam.

No caso específico da UVA, é notória a falta de conservação da infraestrutura dos campi, que necessitam de reformas urgentes para garantir a segurança de estudantes e servidores. Além disso, há o caso do prédio da Betânia, que havia sido desapropriado pelo Decreto de Declaração de Utilidade Pública em setembro de 2019, mas que sem justificativa, foi revogado em novembro pelo governador Camilo Santana.

Fonte: Sobral Online

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos