O presidente em exercício do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará, o senador licenciado Cid Gomes, concedeu entrevista ao Blog do Edison Silva, na qual falou sobre as principais metas do partido para o pleito deste ano. De acordo com o dirigente, em Fortaleza não há um nome natural que desponte na campanha, o que faz com que a estratégia política seja a de fortalecimento dos índices de aprovação da gestão do prefeito Roberto Cláudio.
Para 2020, o PDT do Ceará, atualmente com 53 prefeitos, pretende lançar entre 80 a 100 candidaturas à disputa majoritária. O partido deve, também, se alinhar, na maioria dos municípios, à Rede, PSB e PV, o que ficou acordado entre as direções nacionais dessas quatro legendas.
No retorno dos trabalhos legislativos deste ano, os quatro partidos devem anunciar a plataforma de alianças em todo o Brasil. Em Fortaleza, porém, o PV tem como prioridade lançar candidatura própria. Neste caso, o nome com maior potencial eleitoral da legenda é o do deputado federal Célio Studart.
De acordo com Cid Gomes, no primeiro mês como presidente interino do PDT do Ceará ele tem se limitado a dialogar com lideranças locais do PDT, bem como com presidentes de outros partidos para formalizar eventuais arcos de aliança nos 184 municípios cearenses.
Sobre aliança entre PV, Rede, PDT e PSB ele ressaltou que este é um movimento nacional que já resultou em quatro encontros oficiais. Uma das tarefas dessa aliança é definir um conjunto de pautas comuns aos quatro partidos.
De acordo com ele, apesar dos esforços, nem todos os municípios terão estes quatro partidos no mesmo palanque. É o caso, por exemplo, de Macapá, no Amapá; onde Rede, PDT e PSB estão em lados opostos. “Trabalhando em conjunto, visamos buscar e atuar para superar obstáculos e objetivos, sempre lembrando que não tem imposição. Vamos respeitar as realidades locais”, disse.
Com relação a disputa na Capital cearense, Cid Gomes afirmou que tal questão deve ter como principal estratégia a possibilidade de o candidato a prefeito ser um aliado da atual administração, bem como a avaliação do Governo Roberto Cláudio.
“Não temos um candidato natural. Não há um nome que já desponte, que esteja credenciado. Se o quadro é esse, é melhor a gente concentrar todas as nossas atenções na gestão do Roberto, procurar melhorar, atingir os índices de ótimo e bom”, disse o dirigente.
Segundo ele, o objetivo inicial é superar o que chamou de “faixa mágica defendida pelos marqueteiros”, de aprovação da administração em 40% ótimo e bom, e 60% de aprovação do prefeito.
“Lá na frente a gente vê, num processo mais amplo possível, envolvendo inclusive potenciais aliados, o nome que melhor asseguraria a continuidade. Obviamente, com humildade de reconhecer erros e se comprometer com os acertos” – (Cid Gomes)
Questionado sobre os nomes que podem despontar na disputa eleitoral de 2020 em Fortaleza, Cid Gomes preferiu não comentar. “Eu me recuso. Acho que não é a melhor estratégia pensar em nome agora. Seria contrassenso. Não deve ser essa a nossa estratégia. Devemos direcionar todos os esforços para ajudar o Roberto Cláudio na melhoria dos indicadores”, defendeu.
Meta no Ceará
Quando questionado sobre as metas do PDT para todo o Ceará, Cid Gomes ironizou, reproduzindo frase dita pela então presidente da República, Dilma Rousseff, do PT. “A gente não tem meta, mas se a gente conseguir a meta, a gente dobra a meta”.
Em seguida, o dirigente ressaltou que o PDT tem em torno de 53 municípios com prefeito filiado ao PDT, mas tem pretensão de apresentar entre 80 a 100 candidaturas no pleito deste ano.
“Mas não temos pretensão de hegemonizar a política cearense. Obviamente o partido deve ter muitas candidaturas, e eu estimo que a gente deva participar com candidaturas próprias do PDT em 80 a 100 municípios”, disse.
OPINIÃO SOBRAL AGORA:
Pelo visto, o PT está totalmente descartado das pretensões políticas do grupo FG, levando-se em conta que a aliança do PDT com PV, PSB, Rede, obedece uma orientação nacional, que objetiva as eleições municipais, bem como, as eleições de 2022.
E como fica Sobral? Tchau amor??? Fui PT!!!
Fonte: Blog Edison Silva/DN.