17
2020
CEARÁ – DIA DO CEARA: Governo celebra 221 anos da emancipação do Estado com programação em Fortaleza e Aquiraz.
Nesta sexta-feira, 17, o Governo do Estado do Ceará promove evento que celebra o Dia do Ceará, em comemoração aos 221 anos de emancipação do Estado, antes subordinado à Pernambuco. A programação gratuita estará disponível em diferentes horários do dia em Fortaleza e Aquiraz, esta última por ter sido a primeira capital do Ceará.
O Ceará esteve ligado institucionalmente pela Coroa Portuguesa ao estado do Pernambuco por 119 anos, entre 1680 e 1799. Neste período, tudo o que era produzido em solo cearense obrigatoriamente passava pela capitania pernambucana antes da exportação, aumentando os custos de frete, impostos e alongando também o tempo de distribuição. Em 17 de janeiro de 1799, a Rainha Maria I decidiu pela emancipação do Siará – como se escrevia antigamente -, tendo sido ridicularizada pela escolha. Apelidada de “a Piedosa” e “a Louca”, Maria I foi declarada mentalmente incapaz e proibida de sair na rua sem a companhia de suas damas – dando origem à expressão “Maria vai com as outras”.
A Rainha teria sido influenciada pela ascensão da relevância de algodão, que passou a ser chamado de “ouro branco” à época, mexendo com as estruturas econômicas do Estado. Foi neste momento que a capital foi transferida de Aquiraz para Fortaleza. Para conferir mais detalhes históricos da emancipação do Estado, clique aqui para conferir matéria publicada no O POVO em 2019, no marco de 220 anos da data.
Comemoração de 221 anos nesta sexta-feira
O evento em celebração ao Dia do Ceará será realizado por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Aquiraz. A programação inclui apresentação do espetáculo “Tita e Nic”, da Cia Cearense de Molecagem, a partir das 17h30min, no Teatro Tapera das Artes, além de show com Davi Valente na Praça da Cultura, com início marcado para as 19 horas.
Em Fortaleza, o Theatro José de Alencar (TJA) irá receber visitas guiadas, entre as 9h e as 17h. A partir das 17 horas, Luís Pedrosa apresenta o espetáculo “Natureza Humana”, e, às 19 horas, o grupo Cambada de Teatro apresenta o espetáculo “Até o homem mais justo cai 7 vezes ao dia”. O encerramento da programação acontece com o show “Do Mestre ao Discípulo”, com o Grupo Murmurando e Adelson Viana, às 19h30min.
Ainda na sexta-feira, o Theatro José de Alencar e o Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT), referência em formação artística no Estado, assinam um Termo de Cooperação Técnica junto à Secretaria de Cultura de Aquiraz. Entre as ações previstas com a assinatura do documento, está a abertura do Curso de Princípios Básicos de Teatro, que atualmente se concentra no TJA, também na cidade de Aquiraz. A atividade de formação para atores e outros profissionais das artes cênicas deve acontecer no Teatro da Tapera das Artes que, por sua vez, fará adesão ao Sistema Estadual de Teatros, durante a solenidade de abertura do evento. A assinatura do termo ocorre em Aquiraz, antes do início da programação comemorativa.
Serviço
Programação Dia do Ceará, 17 de janeiro
Aquiraz
17h30min – Abertura, no Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos S/N, Centro, Aquiraz-CE)
Assinatura de Termo de Adesão do Teatro Tapera das Artes ao SET e Assinatura de Termo de Cooperação do TJA/CPBT com a Secretaria de Cultura de Aquiraz.
Espetáculo Tita e Nic -“Humor do Ceará no Dia do Ceará”.
19h – Praça da Cultura (Rua Antônio Gomes dos Santos S/N, Centro, Aquiraz-CE)
Show com Davi Valente.
Fortaleza
Visita Guiada ao TJA – 9h 10h 11h 14h 15h 16h e 17h
17h – [Teatro] Espetáculo “Natureza humana”, de Luis Pedrosa
Local: Calçada do TJA / Entrada: Gratuita / Classificação Indicativa: Livre / Duração: 40 minutos
19h – [Teatro] Espetáculo “Até o homem mais justo cai 7 vezes ao dia”, Grupo Cambada de Teatro (Chamada de Ocupação 2019)
Local: Sala de Teatro do TJA / Entrada: Gratuita / Classificação Indicativa: 14 anos / Duração: 45 minutos
19h30min – [Música] Show “Do Mestre ao Discípulo”, com Grupo Murmurando e Adelson Viana (CE)
Local: Palco Principal do TJA / Entrada: Gratuita / Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos
Fonte: O POVO.