out
3
2019

SOBRAL – Avó faz apelo por Cirurgia para seu neto ao secretário municipal de saúde e cita Santa Casa de Sobral. Hospital nos envia NOTA de esclarecimento.

Recebi da Assessoria de comunicação da Santa Casa de Sobral, uma NOTA de esclarecimento, sobre um fato divulgado neste BLOG, onde o referido hospital é citado. Confira AQUI a reportagem, onde a “avó faz apelo ao Secretário Dr. Gerardo Cristino, para conseguir uma cirurgia para seu neto, que está com mais de um mês com seu braço direito quebrado, necessitando desse atendimento.
Confira a NOTA enviada pelo hospital:  
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) atende uma população de aproximadamente 1,8 milhões de pessoas, oriundas de 55 municípios da região norte do estado do Ceará. O Hospital realiza atendimentos clínico-cirúrgicos básicos, partos de alto risco, além de procedimentos de neurocirurgia, neurorradiologia intervencionista, oncologia, cirurgia, hemodinâmica cardiovascular, terapia intensiva, terapia renal substitutiva e transplante de córneas. Vale ressaltar que o Hospital depende de recursos oriundos do Sistema Única de Saúde (SUS).
A instituição filantrópica esclarece que, atualmente, 636 pessoas estão na fila de espera para a realização de cirurgias ortopédicas pelo SUS, segundo dados do sistema UniSUS, monitorado pela Coordenadoria de Regulação, Avaliação e Controle (CRESUS), uma Central de Regulação Estadual do SUS. A ampla fila se dá em virtude do grande número de pacientes que chegam diariamente ao Hospital com fraturas expostas. Registre-se que tais fraturas são causadas, em sua maioria, em virtude de acidentes de trânsitos ocorridos nas cidades da região norte do estado. Aumentando, assim, o tempo de espera dos pacientes que aguardam por cirurgias eletivas.
Conforme dados do sistema de gestão hospitalar MV 2000, utilizado pela SCMS para administrar as informações geradas em todos os setores do hospital, no ano de 2018 67% das fraturas expostas, que chegaram ao nosocômio, decorreram de acidentes motociclísticos. Essa porcentagem fica ainda maior quando somada aos 5% referentes aos acidentes automobilísticos e 4,2% referente aos acidentes de bicicleta. Assim, 76,2% dos atendimentos aos pacientes traumatológicos tiveram como causa acidentes de trânsito.
Nesta segunda-feira (30/09) foi publicada uma reportagem por veículos de comunicação informando que houve uma cobrança de uma cirurgia de determinado paciente. Em virtude disso, a direção do Hospital esteve reunida, na manhã desta terça-feira, 1° de outubro, com familiares do paciente menor de idade para entender e esclarecer os fatos que foram noticiados. Após a conversa, foi verificado que houve um mal entendido. A instituição ratifica que o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral realiza cirurgias apenas pelo Sistema Único de Saúde – SUS, não admitindo quaisquer cobranças a pacientes que estejam utilizando os seus serviços.
Registre-se que o caso do paciente foi analisado e encaminhado para o mapa cirúrgico a fim de designarmos data adequada para a cirurgia, sendo respeitada a fila de espera dos pacientes.
(Assessoria de Comunicação – SCMS)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos