18
2019
SOBRAL – TRISTE: O CAOS na SAÚDE de Sobral atinge os mais pobres. Uma senhora pede ajuda para pagar um EXAME.
O Caos na saúde de Sobral atinge os mais pobres.
AS VANS – Nesta semana tive informações que nenhum dos pacientes que fazem tratamentos e consultas em Fortaleza, não estão contando com a ajudar da Secretaria de Saúde de Sobral para o deslocamento até a nossa capital. Soube que as três VANS que servem para transportar esses pacientes, todas estariam “quebradas”. As denuncias de familiares desses pacientes é que consultas foram desmarcadas e estão sem data para acontecer novamente. A resposta da Secretaria de Saúde para este caso é simples e direta: “Não tem carro”.
Remédios.
Nos CSF não estão tendo remédios para atender os mais pobres. As pessoas que recebem medicamentos de uso contínuo, não estão sendo atendidos por falta desses remédios na Central de Medicamentos da Prefeitura de Sobral.
Para tentar resolver essa situação, o prefeito Ivo Gomes se reuniu, na quinta-feira (11/04), na Unidade de Vigilância em Zoonoses, com todos os 36 gerentes dos Centros de Saúde da Família de Sobral para apresentar um novo sistema de estoque de medicamentos que está sendo implantado na rede municipal. A nova ferramenta vai possibilitar que todos os postos tenham acesso a um estoque geral, ação que vai evitar a falta de remédios para a população. Atualmente, o controle das farmácias dos postos de saúde é feito manualmente, o que dificultava trocas e agilidade na entrega dos medicamentos.
VERGONHA.
Independente disso, a falta de atendimento aos mais pobres é algo visível. Veja esse caso. Uma senhora que luta contra um CÂNCER, pobre, faz apelo a população para conseguir dinheiro para pagamento de um EXAME, que a prefeitura de Sobral não agiliza e que custa feito de forma particular, o valor de R$ 500,00.
O programa HORA DA NOTÍCIA da Rádio Paraíso FM de Sobral, com reportagem do Radialista Gegê Romão, conversou com essa senhora e já estamos fazendo uma campanha para conseguir esse valor em tempo hábil. Esse EXAME é uma exigência dos médicos que atenderão essa senhora em Fortaleza para a sua 9ª cirurgia. A luta contra o CÂNCER tem sido um guerra travada por essa senhora, que apesar da situação pobre, ela não desiste. Veja a reportagem do Gegê Romão.
Fonte: Sobral Agora.