11
2019
SOBRAL – ABSURDO: Moradores estão comprando “água potável” em carros pipas, por falta d”água nas torneiras. Veja a “justificativa” da Prefeitura de Sobral.
Moradores dos bairros Cohab I, Sinhá Sabóia e Cohab II, continuam reclamando das constantes “faltas d”água” que estão ocorrendo neste bairros. O problema consiste da seguinte forma: A água chega nas madrugadas com um volume muito baixo, o que não permite que tenha forças para subir para as Caixas D’águas que fica em cima das residencias dos moradores. Outra, quando amanhece o dia, o precioso líquido desaparece por completo das torneiras dos moradores.
A única saída para alguns moradores é a compra de água potável através de carros pipas particulares, o que é um ABSURDO, porque apesar da FALTA D’ÁGUA, a CONTA já chegou nas nossas casas. Estamos pagando em parte pelo fluxo dos ventos que sopra nas tubulações do SAAE. Essa situação já perdura a quase duas semanas. Esse caso aqui, ocorreu nesta semana no bairro Cohab I.
A RESPOSTA.
Recebi através de EMAIL do nosso BLOG, uma justificativa da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral, responsável direto pela Autarquia Municipal SAAE. Veja abaixo, qual foi a justificativa para o que está acontecendo em nossos bairros: Leia com atenção:
COMUNICADO SAAE
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral comunica que no período de chuvas, as enxurradas mais fortes provocam aumento da turbidez da água, o que obriga o SAAE a reduzir a oferta de água, visando garantir a qualidade do produto. A água chega às Estações de Tratamento com valores de cor e turbidez muito elevados, o que dificulta a remoção de impurezas.
A turbidez ocorre quando a água tem sua transparência reduzida, devido à presença de sólidos em suspensão (no nosso caso, estes sólidos são predominantemente lama). O problema é agravado por conta do desmatamento das matas ciliares dos mananciais que abastecem a cidade, principalmente dos rios Acaraú e Jaibaras.
Nesta segunda-feira (08/04), as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito estão operando com 50% da capacidade total, afetando o abastecimento do Centro e dos demais bairros da cidade. O SAAE está tomando todas as providências para regularizar o sistema, para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.
Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o SAAE pelos canais de atendimento: 0800.2830 -195 – (88) 3677-9130 – www.saaesobral.com.br.
Tratamento
Para tornar-se apropriada ao consumo humano, a água é submetida a um rigoroso tratamento, de acordo com as normas de controle e vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde. Este processo é realizado em Sobral pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito, através das etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção com cloro.
Atenciosamente,–
Morgana Medeiros
Jornalista – Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Sobral
Para você reclamar e encher o SACO DO SAAE, basta você ligar: 0800-2830-195. Se lhe atender, RECLAME MUITO.
Fonte: Sobral Agora.