Além de Itarema, também houve fortes precipitações em Acaraú (150,0 mm) e Paracuru (128,00 mm), ambas também no Litoral Oeste.
De acordo com os meteorologistas da Funceme, a atividade convectiva (processo físico de formação de nuvens de chuva) da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aumentou, cenário que contribuiu para precipitações logo no começo da manhã de sexta-feira (22).
Maiores chuvas
Neste ano, ocorreu chuva com mais de 200 milímetros nas cidades de Itarema e Quixeramobim. Confira as dez maiores chuvas do ano no Ceará:
- Itarema: 212 milímetros
- Quixeramobim: 206,2 mm
- Quiterianópolis: 180 mm
> A cidade de Quiterianópolis, no Sertão Central e Inhamuns, registrou 180 milímetros no dia 16 de fevereiro. Durante o temporal, o volume do Rio Poty Susuarana subiu e bloqueou uma estrada que dá acesso a zona rural. A Barragem Colinas também no município sangrou. - Granja: 176 mm
> Granja, na Região Norte do Ceará registrou 176 milímetros no dia 14 de fevereiro no Posto Pluviômetro de Timonha. A chuva deixou ruas e avenidas alagadas em diferentes pontos do município. - Tabuleiro do Norte: 167,2 mm
> Também no dia 14 de fevereiro houve fortes precipitações em Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A Funceme informou que no mesmo período choveu 167,2 milímetros. Moradores registraram vários pontos de alagamentos na cidade. - Santana do Cariri: 160 mm
- Maracanaú (Posto Museu Teófilo): 139 mm
- Jaguaruana: 137,4 mm
- Barroquinha: 137,2 mm
- Maracanaú (Posto Parque São João): 136,2 mm
Previsão para os próximos dias
Sábado (23): céu nublado com eventos de chuva em todas as regiões cearenses.
Domingo (24): nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba, no Sertão Central e Inhamuns e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, chuvas isoladas.
Segunda-feira (25): nebulosidade variável com chuvas isoladas no Cariri, no Sertão Central e Inhamuns, na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.
Fonte: Diário do Nordeste.