15
2018
SOBRAL – Hemocentro de Sobral implanta novo serviço de recuperação de sangue.
Pacientes submetidos à cirurgia de grande porte poderão receber autotransfusão de sangue, o que diminui os riscos transfusionais.
A partir desta segunda-feira, 15, às 8 horas, a população do município de Sobral contará com um novo método de recuperação de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, através do Hemocentro de Sobral, implantará um novo serviço a partir desta segunda-feira, 15, às 8 horas, no Hospital do Coração de Sobral, da rede municipal. Os pacientes submetidos à cirurgia de grande porte poderão recuperar seu próprio sangue.
A autotransfusão acontece por meio de uma máquina de recuperação intra-operatória de sangue. Durante as cirurgias de grande porte, o equipamento retira o sangue que seria perdido e recupera para ser autotransfundido no paciente. “A técnica é importante tanto para pessoas que tem alguma incompatibilidade sanguínea ou para aquelas que por outro motivo se recusem a receber transfusão de sangue. Além disso, o paciente tem o benefício de receber novamente suas próprias células, o que diminui a necessidade de transfusão e reduz o risco de reações”, explica Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.
Sobral será a primeira cidade do interior do Ceará com o serviço. “O Hospital do Coração em Sobral é uma unidade que realiza grandes cirurgias. E em procedimentos maiores, consequentemente ocorre uma perda de sangue maior. Então, diante da necessidade, o serviço será iniciado no hospital”, diz Régis Ferreira Gomes, diretor do hemocentro de Sobral.
Um enfermeiro que faz parte da equipe do Hemoce ou que recebeu treinamento do hemocentro é quem operará a máquina de recuperação. Durante a cirurgia, o sangue do paciente é aspirado para um reservatório até atingir o volume ideal para a autotransfusão. Antes de ser reinfundido, esse sangue passa por uma centrifugação onde será separado somente as hemácias que serão devolvidas ao paciente ainda na sala de cirurgia. Todo o processo é feito pela máquina automatizada com kit descartável. Existem casos que é necessário repor outros hemocomponentes como plaquetas é plasma, dessa forma ainda seja necessário uma transfusão.
Em Fortaleza, cinco hospitais já utilizam a técnica, entre eles o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, Instituto Dr. José Frota (IJF), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). No IJF, cerca de 250 pacientes já se beneficiariam com o recurso da recuperação de sangue. “Recentemente, um paciente sofreu um acidente de trânsito e teve um forte sangramento interno. Durante a cirurgia de urgência foi utilizada a máquina e com a técnica recuperado quase dois litros de sangue. Sem a máquina, seria necessário transfundir em torno de oito bolsas”, ressalta Velma Dias, enfermeira do serviço de hemoterapia do Hemoce e IJF. O serviço de recuperação de sangue é fornecido pelo Hemoce aos hospitais com maior número de cirurgias de grande porte.
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Natássya Cybelly
(85)9.9645.2261