8
2018
CEARÁ – Sem apoio dos aliados de Cid e Camilo, Eunício é derrotado no Ceará.
O senador Eunício Oliveira (MDB), que preside o Congresso Nacional, foi derrotado na disputa pela reeleição neste domingo, 7. O resultado só foi confirmado nos minutos finais de apuração. Cid Gomes (PDT), que governou o Ceará por duas oportunidades, foi eleito senador com 3.228.533 (41,62%) dos votos.
Com 100% das urnas apuradas, o emedebista obteve apenas 1.313.793 (16,93%) dos votos válidos, índice não suficiente para superar o principal adversário, Eduardo Girão (Pros), na corrida pelos oito anos de mandato em Brasília, que teve 1.325.786 (17,09%).
O resultado acabou surpreendendo o que mostravam as pesquisas de intenção de voto que apontavam a reeleição do emedebista com ampla vantagem em relação ao empresário e ex-presidente do Fortaleza Esporte Clube. O último levantamento, divulgado neste sábado, 6, apontava uma larga vantagem de 25% a 10%, mas com tendência de crescimento em relação à pesquisa anterior.
Eunício se aproximou do governador Camilo Santana (PT) e trabalhou pelo não lançamento de uma candidatura petista ao Senado com objetivo de ter o caminho livre para a reeleição, mas acabou sendo derrotado. Entre os principais motivos pela derrota está a falta de empenho de aliados do governador Camilo Santana na reeleição do parlamentar no interior do Estado.
Fonte: O POVO.