14
2018
CEARÁ -POLÍTICA: Câmara de Vereadores de Santana do Acaraú aprova LICENÇA do Prefeito Marcelo Arcanjo e dá posse a vice prefeita.
A Câmara Municipal de Santana do Acaraú julgou na manhã desta quarta-feira (12) o pedido de licença sem remuneração e para tratar de assuntos particulares por 60 dias do Prefeito Marcelo Arcanjo (MDB). O pedido foi rejeitado por 7 vereadores e aprovado por 5, no entanto para se negado era preciso a maioria de 2/3, sendo necessários 9 votos contrários.
Parecer Rejeitado – Um dos ritos para a aprovação de qualquer matéria é o parecer das comissões permanentes da casa. O parecer emitido pela Comissão de Redação, Constituição e Justiça, foi rejeitado por sete vereadores. No parecer é sugerido a aplicação do Art. 105 di Regimento Interno da Câmara que determina 2/3 dos votos para rejeição de pedidos de licença para vereadores. A Lei Organica e o Regimento interno são omissos quanto ao quorum para rejeição de matérias dessa natureza para prefeito.
Votação – Os sete vereadores de oposição que votaram contra o pedido de licença foram: Domingos Savio (PV), Karmozza Gomes (PSB), Eulina Canafístula (PCdoB), Neumir Souza (PDT), Jorge Vasconcelos (PPS), Expedito Gladino – Casarão (PDT) e Fabio Gomes (PDT). Votaram a favor Anita Amorim (PT), Gomes Neto (PP), Francisco das Chagas – Meu deus (MDB), Victor Vasconcelos (MBD) e Auricelio (MBD).
Protestos – A familia da vitima Cesar Augusto e centenas de pessoas compareceram a sessão e na hora das votações individuais de cada vereador protestaram contra os parlamentares que votaram a favor da licença, a imprensa de Sobral através de emissora de rádio, TV e sites de noticias estavam presentes.
Posse da Vice-Prefeita – Após encerrada a primeira sessão, o presidente convocou sessão solene para dar posse a vice-prefeita Maria Janderlucia Carneiro Farias, em seu discurso a nova gestora pediu o apoio de todos e assumiu o compromisso de zelar pelo bem público e fazer uma gestão participativa e transparente. Logo após o ato na Câmara a prefeita em exercício se dirigiu ao gabinete do prefeito e se reuniu com a assessoria do prefeito licenciado para tomar ciência da situação do município.
Fonte: Tribuna dos Vales.