18
2018
BRASIL – Eleições 2018: HADDAD CRESCE 11 PONTOS E SE CONSOLIDA NO 2º TURNO, MOSTRA IBOPE
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça (18) mantém Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial e Fernando Haddad (PT) isolado em segundo lugar, se distanciando do terceiro colocado, Ciro Gomes.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O capitão reformado tem 28%, enquanto o petista subiu onze pontos em relação ao levantamento anterior e aparece com 19%. Ciro Gomes (PDT) vem em terceiro com 11%. Em seguida estão Geraldo Alckmin (PSDB), com 7%, e Marina Silva (Rede), com 6%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No pelotão seguinte aparecem empatados com 2% Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB). Cabo Daciolo (Patriota) tem 1%, enquanto Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL), Vera (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.
Brancos e nulos somam 14%, enquanto 7% não sabem em quem vão votar.
Na simulação de segundo turno, Fernando Haddad aparece exatamente empatado com Jair Bolsonaro, com 40% para cada. Ciro Gomes aparece empatado com Bolsonaro na margem de erro. Ciro 40% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 6%). Já contra Alckmin o quadro também é de empate. Alckmin 38% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 18%; não sabe: 6%).
A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre domingo (16) e terça-feira (18). O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 177 cidades brasileiras nos dias 16, 17 e 18 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR-09768/2018.
(Rodrigo Borges Delfim)
DISCRIMINAÇÃO
Na parte da manhã, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência, afirmou que famílias pobres “sem pai e avô, mas com mãe e avó” são “fábricas de desajustados que fornecem mão de obra ao narcotráfico.
Ele também disse que é preciso “relevar” as suspeitas que o presidenciável levanta sobre as urnas eletrônicas, o que gerou desconforto junto a aliados do capitão reformado.
Fonte: Folha de São Paulo.